Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Carneiro congratula-se com anúncio de mais caças de combate aos incêndios

Será realizado um investimento de 600 milhões de euros na compra de 12 aviões de combate a incêndios rurais, sendo que Portugal será um dos seis Estados-Membros que vai receber aviões ao abrigo desta medida.

Carneiro congratula-se com anúncio de mais caças de combate aos incêndios
Notícias ao Minuto

22:00 - 25/03/24 por Notícias ao Minuto

País Incêndios

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, congratula-se com o anúncio feito hoje pelo Comissário Europeu de Gestão de Crises, Janez Lenarčič, de um reforço da frota europeia de aviões de combate a incêndios rurais no contexto do programa rescEU.

Segundo o Executivo português, será realizado um investimento de 600 milhões de euros na compra de 12 aviões de combate a incêndios rurais, sendo que Portugal será um dos seis Estados-Membros que vai receber aviões ao abrigo desta medida.

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro congratula-se com o anúncio e afirma que "as alterações climáticas colocam desafios que nenhum país pode vencer por si próprio". "Verificam-se cada vez mais fenómenos climatéricos extremos e uma tendência para a existência de mais dias com temperaturas muito elevadas, o que aumenta a probabilidade de situações de risco muito elevado de incêndio", acrescentou. 

A preparação para este quadro, refere, tem de ser feita através da prevenção, de mais preparação dos recursos humanos e da partilha de conhecimento, mas também do reforço de meios de combate aos incêndios rurais.

"Nesse sentido, congratulamo-nos por este investimento muito importante realizado pela Comissão Europeia. Os novos meios aéreos estarão alocados a países do sul da Europa onde o risco de incêndios rurais é mais elevado, mas poderão ser mobilizados para qualquer um dos Estados Membros", finaliza. 

Recorde-se que Portugal defendeu em 2022, no contexto do Conselho Europeu, o reforço de meios aéreos para combate a incêndios rurais e a antecipação da disponibilização destes meios face ao calendário inicialmente previsto.

Leia Também: UE compra 12 aviões de combate a fogos para 6 estados. Portugal incluído

Recomendados para si

;
Campo obrigatório