Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

Na hora da despedida, Santos Silva frisa "honra de ter presidido à AR"

Decorreu hoje a última Reunião de Líderes da presidência de Augusto Santos Silva.

Na hora da despedida, Santos Silva frisa "honra de ter presidido à AR"
Notícias ao Minuto

17:52 - 25/03/24 por Notícias ao Minuto

País Parlamento

O presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva falou aos jornalistas, esta segunda-feira, no fim da Conferência de Líderes Parlamentares, a última da sua presidência. 

"Foi uma honra ter presidido à Assembleia da República, foi uma honra ter representado os portugueses que vivem fora da Europa", afirmou. 

"Amanhã retomarei tranquilamente a minha atividade profissional como professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto", acrescentou, desejando a quem o suceder que tudo lhe corra "pelo melhor". 

Santos Silva rejeitou novamente deixar conselhos ao seu sucessor, à semelhança do que já tinha dito após uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dizendo apenas que "será certamente uma pessoa muito qualificada, que contará com o apoio de todos os deputados e deputadas e que saberá aplicar e interpretar bem o Regimento".

O deputado não quis comentar a candidatura do antigo ministro José Pedro Aguiar-Branco, nome apresentado pelo PSD para presidir ao Parlamento. "Quem quer que seja será certamente bem escolhido e desejo-lhe todos os êxitos", afirmou.

Santos Silva desejou que tudo "corra pelo melhor e que seja uma legislatura na qual o Parlamento cumpra as suas missões tão importantes de legislador, de escrutinador das atividades do governo e da administração, de centro do debate político em Portugal e de representação plural dos portugueses e das portuguesas onde quer que elas vivam".

A primeira sessão da XVI legislatura está marcada para terça-feira, na qual tomarão posse os deputados eleitos no passado dia 10 e será escolhido um novo presidente da Assembleia da República. 

Note-se que Augusto Santos Silva, ainda presidente da Assembleia da República, falhou a reeleição como deputado socialista pelo círculo de Fora da Europa, ditando assim a sua saída do Parlamento. 

[Notícia atualizada às 19h22]

Leia Também: Sucessor no Parlamento? "Não dou conselhos a ninguém", diz Santos Silva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório