Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Roubava carros de grande cilindrada para assaltos. Namorada ajudava

Homem é suspeito de dezenas de furtos e roubos, em diferentes concelhos.

Roubava carros de grande cilindrada para assaltos. Namorada ajudava
Notícias ao Minuto

10:27 - 23/03/24 por Notícias ao Minuto

País PSP

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Divisão Policial de Cascais, deteve, no passado dia 19 de março, um homem, de 42 anos, suspeito da prática de dezoito crimes de furto qualificado e outros dois de violência após roubo.

Em comunicado, este sábado, a PSP explicou que a detenção ocorreu no decorrer de uma investigação relacionada com a criminalidade contra o património, realizada durante cerca de quatro meses, de abrangência nacional, com cerca de vinte inquéritos, dirigidos pelo Ministério Público de Cascais, da Comarca de Lisboa Oeste, cujos ilícitos ocorreram em Leiria, Torres Novas, Nazaré, Vila Franca de Xira, Oeiras e Cascais.

"O suspeito, amplamente referenciado por crimes contra o património, procedia ao furto de diversas viaturas automóveis de grande cilindrada e de valor consideravelmente elevado e na posse das mesmas procedia ao furto de objetos, em diversos estabelecimentos, colocando-se em fuga nas viaturas furtadas", explica a PSP.

Para o efeito, "fazia-se acompanhar da sua namorada", que foi "também constituída arguida e sujeita a termo de identidade e residência, aguardando as diligências de investigação ainda a realizar nos inquéritos". 

"Por duas vezes durante os meses de dezembro e janeiro, os polícias tentaram sem sucesso travar a ação do suspeito quando o localizaram a conduzir as viaturas furtadas. Nas abordagens efetuadas ao suspeito, este dirigiu os veículos que conduzia deliberadamente contra os polícias e as viaturas policiais, danificando quatro veículos da PSP, dois caracterizados e também dois descaracterizados afetos às equipas de Investigação Criminal", informa a mesma nota, que acrescenta que, numa dessas situações, um dos polícias "foi abalroado pela viatura do suspeito em fuga e sofreu ferimentos ligeiros". 

Foi emitido um mandado de busca domiciliária, ao qual foi dado cumprimento na residência do suspeito, que não se encontrava na habitação. Veio a ser localizado, "escondido no interior de um outro prédio onde não reside, numa rua próxima a cerca de 500 metros". 

Ao aperceber-se da presença dos polícias, "realizou uma fuga apeada aparatosa, invadiu e saltou diversos quintais e jardins de diversas residências, vindo a ser confinado e detido no interior de uma garagem".

O detido foi presente junto do Tribunal de Instrução Criminal de Cascais, em primeiro interrogatório judicial de arguido detido, sendo-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa, a de prisão preventiva, ordenando o Tribunal a sua condução ao Estabelecimento Prisional de Caxias.

Leia Também: ASAE apreende mais de 7,3 toneladas de alimentos. Estabelecimento fechado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório