Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Castelo Branco investe 441 mil euros para prevenir incêndios

A Câmara Municipal de Castelo Branco vai investir 441 mil euros em sete aldeias do concelho no âmbito do programa Condomínio de Aldeia para territórios vulneráveis com mancha florestal.

Castelo Branco investe 441 mil euros para prevenir incêndios
Notícias ao Minuto

15:52 - 15/03/24 por Lusa

País Incêndios

O município de Castelo Branco viu aprovada uma candidatura ao programa Condomínio de Aldeia, no valor de 441.112 euros, "para dar início a um conjunto de ações que suscitem o envolvimento das comunidades locais na manutenção e gestão adequada dos terrenos".

Numa nota publicada na sua página na Internet, a autarquia explicou que estas ações visam, sobretudo, a prevenção e proteção das aldeias contra o risco de incêndios rurais, assim como no uso eficiente dos solos, com vista a um desenvolvimento sustentável dos pequenos aglomerados.

A intervenção vai decorrer nas freguesias de São Vicente da Beira (aldeias de Vale de Figueira e Violeiro), Almaceda (aldeias de Almaceda e Valbom) e Santo André das Tojeiras (aldeias de Vale Chiqueiro, Cabeça Gorda e Monte Gordo).

O Condomínio de Aldeia surge como uma medida de proteção às aldeias localizadas em territórios vulneráveis contra os incêndios rurais.

Tem como objetivo atuar nas áreas de matos e floresta na envolvente destas áreas edificadas, através de ações que alterem a ocupação e uso do solo para outros usos, incluindo agrícolas, silvopastoris ou de recreio e lazer, contribuindo para a resiliência das comunidades, fomentando a economia local e a biodiversidade.

A taxa de comparticipação máxima é de 100% e incide sobre o total das despesas elegíveis da candidatura.

Leia Também: "Mudanças" de Governo não interferem na preparação da época de incêndios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório