A Polícia Judiciária (PJ) revelou, este sábado, que deteve, na zona norte do país, um homem estrangeiro, membro da Camorra, máfia napolitana, que era procurado há mais de 20 anos pelas autoridades italianas. Trata-se de Omar Rivera Gomez, narcotraficante natural da Colômbia, tal como revela a imprensa italiana.
Segundo o la Repubblica, o homem foi detido no Aeroporto do Porto, onde tinha chegado do Canadá, em execução de um mandado de detenção europeu emitido a pedido das autoridades judiciais italianas.
A fuga de Omar durava, na verdade, há 32 anos. O homem, que fará 70 anos em maio, tal como escreve o Corriere del Mezzogiorno, era procurado desde 1992.
Tinha sido condenado a uma pena de prisão de 15 anos pela prática do crime de tráfico de estupefacientes, mas tinha conseguido abandonar Itália e manter um fuga que durou décadas.
Segundo a ANSA, o Grupo de Trabalho para a Busca de Fugitivos recentemente criado pelo Ministério Público de Nápoles conseguiu perceber, ao monitorizar os movimentos do homem, provavelmente a viver no Canadá, que este estaria a caminho de Portugal.
Assim, foi solicitado e obtido um mandado de captura europeu, aquando da sua chegada ao aeroporto. A detenção foi conseguida graças intervenção de inúmeras autoridades, nomeadamente pela agência norte-americana DEA, que o localizou no Canadá.
O homem foi presente ao Tribunal da Relação do Porto para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação, aguardando agora, em prisão preventiva, o processo de extradição para Itália. Juntamente com outros seis compatriotas foi considerado culpado de fazer parte de uma associação criminosa destinada a importar grandes quantidades de cocaína para Itália a partir da Colômbia e de Espanha.
Narcos colombiano latitante dal 1992 arrestato in Portogallo. Omar Rivera Gomez condannato per narcotraffico internazionale #ANSA https://t.co/dqUHDcGrnc
— ANSA Campania (@ANSACampania) March 9, 2024
Leia Também: PJ detém membro da máfia napolitana procurado há mais de 20 anos