Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Requalificação da Urgência do Hospital de Abrantes recebe 'luz verde'

As obras de requalificação do Serviço de Urgência do Hospital de Abrantes vão começar este mês depois de o Tribunal de Contas ter concedido visto prévio favorável, disse hoje fonte hospitalar, considerando que este é um "momento histórico".

Requalificação da Urgência do Hospital de Abrantes recebe 'luz verde'
Notícias ao Minuto

16:41 - 07/03/24 por Lusa

País Abrantes

"O Tribunal de Contas (TdC) concedeu visto prévio favorável à empreitada de requalificação e ampliação do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Abrantes, após os esclarecimentos enviados pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo", indicou hoje a ULS em comunicado.

Segundo a ULS, estão agora "reunidas todas as condições para se dar início à obra, o que deverá ocorrer até ao final do mês".

Reclamadas há 20 anos, a requalificação e ampliação da Urgência do Hospital de Abrantes, no distrito de Santarém, estão orçadas em 3,6 milhões de euros e "vão decorrer de forma faseada durante o próximo ano e meio", ou seja, até ao final do terceiro trimestre de 2025.

"Este é um momento que podemos designar como histórico porque tem uma sequência de eventos e o esforço de muitas pessoas em vários momentos e, em particular, nestes últimos dois/três meses", disse hoje à Lusa o presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, Casimiro Ramos.

O gestor lembrou que o Hospital Dr. Manoel Constâncio é um edifício que "tem 40 anos" e que "é natural que desde há 20 anos necessite de obras de requalificação", mas que "agora vai poder ser dotado [o serviço de urgências] das melhores condições de funcionamento".

Questionada pela Lusa, a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) considerou que "é mais uma etapa que se ultrapassa", mas disse esperar que o contrato de consignação da obra "seja assinado tão breve quanto possível para as obras começarem de imediato".

"Com esta obra, necessária há uma vintena de anos, ficam a ganhar os utentes, os profissionais e é reforçado o SNS", afirmou o porta-voz da CUSMT, Manuel Soares, tendo sinalizado um "sentimento de dever cumprido" e que "nunca a CUSMT desistiu deste objetivo".

A obra foi adjudicada em setembro de 2023 à empresa Wikibuild S.A., por 3,6 ME, e agora, com o visto do Tribunal de Contas, irá proceder-se à "assinatura de consignação", o que deverá ocorrer na próxima semana, segundo Casimiro Ramos.

A intervenção de requalificação e ampliação da Urgência do Hospital de Abrantes da ULS Médio Tejo visa reorganizar o espaço existente, numa área de intervenção de cerca de 1.200 metros quadrados, e dotá-lo de melhores condições de funcionamento, através da sua ampliação e modernização.

"As novas instalações da Urgência vão permitir prestar um melhor serviço aos cidadãos, mas igualmente para dotar os profissionais de melhores condições de trabalho", salienta a ULS.

Segundo o comunicado, a primeira fase dos trabalhos vai decorrer no local onde estava localizada a antiga Consulta Externa da Unidade Hospitalar de Abrantes, área que se encontra desativada.

É objetivo da ULS Médio Tejo executar a empreitada "de forma faseada, mantendo o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica em pleno funcionamento e com o mínimo constrangimento possível" durante o processo.

Neste momento, indica a ULS, "o serviço de urgência da Unidade encontra-se com limitações estruturais face ao número de população servida", tendo feito notar que, "em alturas de grande afluência, o espaço torna-se insuficiente, interferindo na capacidade de resposta da instituição, dos seus profissionais de saúde e no conforto e bem-estar oferecido aos utentes".

Para a ULS, esta requalificação "vai permitir o exercício de uma medicina mais segura, moderna e diferenciada pelas equipas de profissionais de saúde da ULS Médio Tejo aos seus utentes".

A ULS Médio Tejo passou a agregar no dia 01 de janeiro de 2024 o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, assegurando a prestação dos cuidados de saúde nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha (todos do distrito de Santarém) e Vila de Rei (distrito de Castelo Branco).

Com uma população residente na área geográfica de abrangência de quase 170 mil pessoas, a ULS tem 2.780 profissionais e dispõe de três unidades hospitalares (localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas) e dos serviços de cuidados de saúde primários até aqui assegurados pelo ACES Médio Tejo e pelo Centro de Saúde de Vila de Rei.

Leia Também: Três candidaturas vão hoje a votos em Alvega e Concavada, em Abrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório