Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Marinha portuguesa "prossegue missão" em São Tomé e Príncipe

NPR Centauro navega com "guarnição mista".

Marinha portuguesa "prossegue missão" em São Tomé e Príncipe
Notícias ao Minuto

22:40 - 25/02/24 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

O navio NRP Centauro, da Marinha Portuguesa, "integrou 6 militares santomenses na sua guarnição, após estes terem cumprido o exigente plano de preparação para embarque, que decorreu durante o mês de janeiro", escreveu a Marinha Portuguesa em comunicado.

A integração deu-se "no âmbito da missão de apoio à fiscalização dos espaços marítimos e capacitação operacional marítima da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe".

As ações de formação em questão, diz a Marinha Portuguesa, visaram "a preparação dos militares santomenses para o desempenho das suas funções a bordo".

Foram abordadas áreas como "o conhecimento geral da plataforma, reação a situações de emergência e avaria, combate a incêndios e a alagamentos, salvamento no mar, emergência médica, comunicações, armamento e abordagem".

"Procurando uma guarnição cada vez mais capacitada e preparada para responder com eficácia aos diversos desafios em águas santomenses, o NRP Centauro dá assim continuidade ao projeto de capacitação operacional da Guarda Costeira deste país, mantendo as suas ações de patrulha e vigilância do arquipélago, marcando presença naval e desenvolvendo ações de aproximação à comunidade", lê-se na mesma nota informativa.

O NPR Centauro é "atualmente operado por uma guarnição mista, constituída por militares portugueses e santomense" e "prossegue a sua missão de apoio à fiscalização conjunta dos espaços marítimos e de capacitação operacional marítima da Guarda Costeira" santomense.

"Através de um esforço conjunto, contribuem para a segurança marítima das águas santomenses e constituem-se como um importante contributo de Portugal para a segurança marítima do Golfo da Guiné". conclui o comunicado.

Leia Também: Embarcação 'Príncipe' junta-se ao navio 'Centauro' na missão em São Tomé

Recomendados para si

;
Campo obrigatório