Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
25º
MIN 15º MÁX 26º

CNJP apela à participação de todos na decisão sobre "os destinos do país"

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) apelou hoje "ao voto de todos os cidadãos" nas legislativas de 10 de março, que são "uma oportunidade para cada um (...) decidir sobre os destinos do país e participar no exercício do poder".

CNJP apela à participação de todos na decisão sobre "os destinos do país"
Notícias ao Minuto

13:21 - 22/02/24 por Lusa

País Legislativas

"O voto é um dever e um direito conquistado que permite expressarmos o nosso compromisso com o bem comum. Portanto, não deve ser visto como um hábito ou motivado pelo desânimo, descrédito ou animosidade, mas deve ser livre, consciente, responsável e com um horizonte de esperança", defendeu hoje aquele órgão dependente da Conferência Episcopal Portuguesa numa nota intitulada "Um voto pelo país que queremos".

Para a CNJP, liderada pelo juiz Pedro Vaz Patto, o apelo ao voto de todos justifica-se "uma vez que a passividade e a abstenção em nada contribuem para a construção de um futuro melhor.

"Este é o tempo propício para desenhar soluções e abrir caminhos com visão de longo prazo que coloquem o bem comum e a dignidade da pessoa humana no centro das preocupações, olhando com particular atenção para os mais vulneráveis", acrescenta a nota.

No documento, é também defendido que este é "também o tempo propício para recusar políticas assentes em discriminação e divisão e defender a existência de uma sociedade aberta e pluralista".

A Comissão Nacional Justiça e Paz manifesta ainda o desejo de que "o dia 10 de março abra caminho para uma sociedade coesa, desenvolvida, de justiça e de paz".

Leia Também: Quem viabiliza quem e o que diz Pedro Nuno sobre cenários pós-eleitorais?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório