Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Autarca de Aveiro defende prioridade para corredor ferroviário ibérico

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, defendeu hoje que deve ser dada prioridade ao transporte ferroviário do Corredor Atlântico no troço ibérico "antes que os fundos de coesão se desloquem" para leste.

Autarca de Aveiro defende prioridade para corredor ferroviário ibérico
Notícias ao Minuto

17:29 - 08/02/24 por Lusa

País Ribau Esteves

altamente provável que o centro das políticas de coesão e também do investimento financeiro saia da Península Ibérica e dos países do Sul da Europa, nomeadamente Portugal e Espanha, e se desloque para os países do Leste, candidatos à adesão como os países dos Balcãs e obviamente a Ucrânia", alertou.

Ribau Esteves falava na reunião pública do executivo, na qual deu conta da decisão de autarcas e empresários de Portugal e Espanha de relançar a luta pelo "Corredor Atlântico das redes transeuropeias".

De acordo com o presidente da Câmara de Aveiro, depois de uma primeira reunião realizada em Salamanca e agora em Viseu, foi decidido manter essa luta no trabalho político e junto da opinião pública.

Ribau Esteves referiu haver "uma relação absolutamente íntima" dessa luta com o relatório que apresentou no dia 01 em Bruxelas (Bélgica), na reunião do Plenário do Comité das Regiões, sobre Transportes e Ambiente.

"Para a redução da pegada ecológica dos transportes na União Europeia precisamos de transpor mercadorias da rodovia para a ferrovia, e as recomendações políticas que fizemos nesse relatório têm muito a ver com esta matéria", disse.

O presidente da Câmara de Aveiro lembrou que Portugal havia decidido há 30 anos fazer esse corredor ferroviário de Aveiro a Salamanca para lamentar que "até hoje não está feita coisa nenhuma".

Para Ribau Esteves, que assumiu a discordância em ser feita uma segunda linha ferroviária Lisboa/Porto "para ganhar uma hora", a prioridade deveria ser "chegar mais depressa ao centro da Europa".

Segundo o autarca, teria de ser uma ferrovia em bitola europeia, com uma integração com Espanha, e resolvendo a operabilidade com França.

"Há um problema sério em qualquer comboio que queira passar por França e não seja francês, e nesse relatório apontámos ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia a necessidade de se criar uma entidade reguladora", acrescentou.

Autarcas e responsáveis de instituições de Portugal e Espanha exortaram na quarta-feira os governos dos dois países a impulsionarem o transporte ferroviário do Corredor Atlântico no troço ibérico (Aveiro -- Viseu -- Guarda - Salamanca) e a sua ligação com Madrid.

Numa declaração conjunta divulgada no final de uma reunião realizada em Viseu, os presentes realçaram a importância desta conexão, quer para "facilitar uma mobilidade eficiente de passageiros e mercadorias", quer para permitir o desenvolvimento económico regional e gerar "oportunidades para novas iniciativas empresariais que favoreçam umas perspetivas de futuro renovadas para atrair e fixar população".

Os dois governos devem "avançar neste projeto decisivo que beneficiará não apenas as nossas empresas, mas também o desenvolvimento sustentável e a prosperidade dos nossos territórios", defenderam.

Leia Também: Primeiro ferry 100% elétrico entra sexta-feira em operação em Aveiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório