Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

GNR de Vila Real resgata águia de asa-redonda em Alijó e liberta-a

O animal estava "bastante debilitado".

GNR de Vila Real resgata águia de asa-redonda em Alijó e liberta-a
Notícias ao Minuto

17:07 - 26/01/24 por Notícias ao Minuto

País Vila Real

A Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou, na quinta-feira, uma águia de asa-redonda, no concelho de Alijó, distrito de Vila Real. Em comunicado, a GNR explica que agiu "no seguimento de uma denúncia a dar conta de que o espécime estava no solo em estado debilitado, na localidade de Cabeda, na freguesia de Vilar de Maçada".

"Os elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) deslocaram-se ao local, onde se depararam com o animal bastante debilitado, não conseguindo voar", lê-se na mesma nota.

De seguida, o animal foi transportado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real (CRAS/HV UTAD), "para monitorização do seu estado de saúde".

Uma vez recuperado, o animal foi libertado no seu habitat natural.

"A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas", conclui a GNR na nota.

Leia Também: Cão ferido com ácido resgatado em Almada. Dono é suspeito de maus-tratos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório