Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

IGAS investiga incêndio na ala psiquiátrica do Hospital Padre Américo

Foi instaurado um processo de inquérito para apurar os factos relacionados com o fogo, que afetou a ala de psiquiatria daquele hospital.

IGAS investiga incêndio na ala psiquiátrica do Hospital Padre Américo
Notícias ao Minuto

16:36 - 28/12/23 por Carmen Guilherme

País IGAS

A Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou, esta quinta-feira, a abertura de um inquérito para investigar o incêndio que afetou a ala de psiquiatria do Hospital Padre Américo, em Penafiel, na terça-feira.

"Informamos que, por despacho de 27 de dezembro, do Inspetor-Geral, foi instaurado um processo de inquérito para apuramento dos factos relacionados com a ocorrência do incêndio que deflagrou na manhã do passado dia 26 de dezembro na ala de psiquiatria do Hospital Padre Américo, em Penafiel, integrado no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E", lê-se numa nota enviada pela IGAS ao Notícias ao Minuto.

Recorde-se que o incêndio deflagrou ao início da manhã de terça-feira, tendo causado três feridos ligeiros - dois funcionários e um utente.  O alerta foi dado pelas 08h02.

Na altura, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do Hospital, revelou que a Polícia Judiciária (PJ) foi chamada a investigar, suspeitando-se de que se tratou de um incêndio com mão criminosa, nomeadamente por parte de um utente. No entanto, as causas do fogo são ainda desconhecidas.

Os doentes internados naquela unidade foram transferidos para o hospital Senhor do Bonfim, do grupo Trofa Saúde, em Vila do Conde.

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) deu conta, na rede social Facebook, de "elevados danos nas instalações e equipamentos, que vão tornar inoperacional, durante os próximos dias/semanas, aquele serviço" do hospital.

Os bombeiros voluntários de Penafiel revelaram que, no combate às chamas, estiveram envolvidos 27 bombeiros, auxiliados por 14 veículos. Somaram-se ainda meios da Guarda Nacional Republicana e do Instituto Nacional de Emergência Médica, num total de mais de três dezenas de operacionais.

[Notícia atualizada às 16h51]

Leia Também: Doentes psiquiátricos do hospital de Penafiel levados para Vila do Conde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório