Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Festa da Comunidade Vida e Paz acolheu 1.720 pessoas, um aumento de 36%

A área mais procurada foi a da alimentação, que registou cerca de 4.030 refeições - um aumento de 40%. No entanto, registou-se "um decréscimo das doações na ordem dos 30%".

Festa da Comunidade Vida e Paz acolheu 1.720 pessoas, um aumento de 36%
Notícias ao Minuto

20:18 - 20/12/23 por Notícias ao Minuto

País Sem-abrigo

A 35.ª Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, que decorreu entre os dias 16 e 18 de dezembro, na Cantina Velha da Universidade de Lisboa, acolheu um total de 1.720 pessoas em situação de sem-abrigo ou em condição de vulnerabilidade social. De acordo com a instituição, trata-se de um "crescimento de 36% face ao ano anterior".

"Este incremento já era esperado pela organização, tendo em conta a atual conjuntura do país e do número de pessoas apoiadas pela Comunidade durante todo o ano", indicou a Comunidade Vida e Paz, num comunicado, enviado esta quarta-feira, às redações.

"O número de pessoas que sobrevivem nas ruas da cidade de Lisboa aumentou durante este ano cerca de 25%, num movimento contínuo que ainda não terminou, o que já indicava que iríamos receber mais convidados. O que não acompanhou esse crescimento foram os donativos. Depois de passar o Natal, é fundamental não esquecer que, mais do que nunca, precisamos de continuar a apoiar estas pessoas", lamentou o presidente da instituição, Horácio Félix, citado no comunicado.

De acordo com a nota, a área mais procurada foi a da alimentação, que registou cerca de 4.030 refeições - um aumento de 40% em relação ao ano passado. 

Foram ainda distribuídas cerca de 10.200 peças de roupa e realizados 109 rastreios dentários, 173 consultas médicas e 168 rastreios cardiovasculares e 139 banhos quentes.

No entanto, apesar do aumento de pessoas em situação de sem-abrigo, existiu "um decréscimo das doações na ordem dos 30%".

"Conseguir manter os serviços da Instituição é um desafio muito grande. Temos tido um decréscimo bastante acentuado de donativos. Acreditamos que o próximo ano possa ser muito difícil", adiantou a diretora-geral da Comunidade, Renata Alves.

Sem-abrigo? "É muito assustador, não só a vergonha, mas também o medo"

Renata Alves, diretora-geral da Comunidade Vida e Paz, é a entrevistada desta terça-feira do Vozes ao Minuto

Márcia Guímaro Rodrigues | 09:05 - 21/11/2023

Do lado inverso, esta Festa de Naval contou com mais de mil voluntários, mais 44% do que no ano passado, como médicos, enfermeiros, cabeleireiros, artistas, técnicos dos vários serviços da cidadania, entre outros.

A festa contou com diversa animação, entre as quais a presença dos D.A.M.A, João Só, Mónica Teotónio, António Zambujo, Fernando Pereira, Mico da Câmara Pereira, Tino de Rans e Luís Represas.

Leia Também: Lisboa. Aumento de vagas é prioridade em plano para pessoas sem-abrigo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório