Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Greve Climática Estudantil cética sobre acordo para combustíveis fósseis

A Greve Climática Estudantil manifestou-se hoje cética sobre o acordo alcançado na COP28 para o abandono dos combustíveis fósseis e considera que as soluções não serão encontradas pelas entidades que criaram os problemas.

Greve Climática Estudantil cética sobre acordo para combustíveis fósseis
Notícias ao Minuto

14:40 - 13/12/23 por Lusa

País COP28

"Gostávamos de ter essa esperança, mas desde que nascemos que ouvimos mentiras destas instituições, ou seja, fica difícil acreditar nestes acordos que fazem. Instituições em que os lóbis fósseis têm um número maior do que o número de representantes dos vários países... custa-nos acreditar que é isto que vai resolver", disse à Lusa uma porta-voz da organização, Beatriz Xavier, assinalando que ano após ano as emissões de carbono têm vindo a aumentar.

O documento final da 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28) apela para a "transição dos combustíveis fósseis nos sistemas energéticos, de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando a ação nesta década crucial, a fim de alcançar a neutralidade de carbono em 2050 em acordo com recomendações científicas".

"Seria ingénuo da nossa parte acreditar que é dentro do sistema que os criou que vão ser resolvidos os problemas e que vão ser criadas soluções. Já há algum tempo que a COP é um centro comercial de inúmeras fraudes apresentadas como soluções para a crise climática, ou seja, a captura e armazenamento de carbono, hidrogénio verde, e todos os produtos publicitários", acrescentou a porta-voz.

Sublinhando não existir "nada de vinculativo" na declaração alcançada na COP28, Beatriz Xavier salientou que essa ausência de compromissos visíveis representa um "estado de degradação institucional" na resposta à emergência climática.

"Quando vemos uma COP em que o presidente é o megalómano CEO de uma petrolífera, em que o país é um petroestado e em que o próprio CEO disse que a COP ia ser um palco para negociações sobre a indústria fóssil já diz tudo. Não penso que seja esta declaração que vai resolver esta crise", disse a porta-voz da Greve Climática Estudantil.

Os países reunidos na cimeira do clima aprovaram hoje "por consenso" uma decisão que apela a uma "transição" no sentido de abandonar os combustíveis fósseis, anunciou o presidente da COP28, Sultan Al Jaber.

Na abertura da sessão plenária de encerramento, no Dubai, os delegados adotaram a decisão preparada pelos Emirados Árabes Unidos, que foi aplaudida.

Trata-se de uma "decisão histórica para acelerar a ação climática", afirmou Sultan Al Jaber, presidente da conferência da ONU.

Leia Também: Ministério Público acusa 16 ativistas da Greve Climática de desobediência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório