O aviso do IPMA é válido entre as 6:00 e as 18:00 de hoje, para os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, devido à previsão de "precipitação, por vezes forte e persistente, e com trovoadas ocasionais".
Antes, entre as 03:00 e 06:00 de hoje, os mesmos distritos estão sob aviso amarelo devido à chuva "por vezes forte e persistente".
Em Aveiro, o aviso laranja é válido entre as 12:00 e as 18:00, enquanto o aviso amarelo decorre entre as 09:00 e as 12:00.
Também sob aviso amarelo estão hoje os distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra, entre as 09:00 e as 18:00, enquanto em Vila Real o aviso é válido entre as 06:00 e as 18:00 e em Leiria entre as 12:00 e as 18:00.
De acordo com o mais recente comunicado do IPMA, Setúbal, entre as 15:00 e as 21:00, e Lisboa, entre as 15:00 e as 18:00, também estão hoje sob alerta amarelo.
O aviso amarelo para estes distritos é devido à previsão de "precipitação, por vezes forte e persistente, e com trovoadas ocasionais".
Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estarão sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 15:00 de sexta-feira, devido à previsão de agitação marítima com "ondas de noroeste com quatro a cinco metros".
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu na quinta-feira um aviso à população, para as próximas 24 horas, de chuva forte nas regiões litoral norte e centro, vento, e queda de neve acima dos 1.400 metros de altitude.
O aviso baseou-se nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que refere "precipitação, por vezes forte e persistente, nas regiões do litoral norte e centro em especial no Minho e Douro litoral, progredindo para a região Sul e a possibilidade de formação de gelo e geada no interior norte e centro" do país.
Estima ainda o IPMA possibilidade de queda de neve acima de 1400 metros de altitude, vento a intensificar do quadrante sul, com rajadas até 70 km/hora na faixa costeira norte do Cabo Raso e nas terras altas e ondas de noroeste com quatro a cinco metros no litoral norte e centro.
O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em "situação meteorológica de risco moderado a elevado", segundo o IPMA.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Espera-se chuva intensa para Lisboa. Das recomendações aos cenários