Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter sentido na ilha de São Jorge

Um sismo com magnitude 2,5 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha de São Jorge, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter sentido na ilha de São Jorge
Notícias ao Minuto

20:06 - 30/11/23 por Lusa

País CIVISA

Velas, Açores, 30 nov 2023 (Lusa) – Um sismo com magnitude 2,5 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha de São Jorge, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Segundo a CIVISA, o sismo foi registado às 17h09 locais (18h09 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de um quilómetro a oeste-noroeste da Beira, ilha de São Jorge.

“De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Santo Amaro (concelho de Velas)”, indica o CIVISA em comunicado.

O evento insere-se “na crise sismovulcânica em curso na ilha de São Jorge desde março de 2022” e a CIVISA garante que “continua a acompanhar a evolução da situação”.

Em 20 de setembro, o Governo Regional dos Açores anunciou que o CIVISA baixou o nível de alerta na ilha de São Jorge de V3 (sinais de atividade elevada) para V2 (sinais de atividade moderada).

Na altura, o presidente do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, garantiu que a redução do nível de alerta "não significa negligência, nem desatenção, nem menor vigilância".

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados em segundo lugar a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4 ,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9) ), excepcionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".

Quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os "carros estacionados balançam", como "janelas, portas e loiças tremem" e "os vidros e loiças chocam ou tilintam", podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger, revela o Instituto do Mar e Atmosfera (IPMA) na sua página da internet.

Leia Também: Sismo de magnitude 2,2 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório