Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Creches gratuitas chegam a 3.000 crianças nos Açores

A medida das creches gratuitas já contemplou cerca de 3.000 crianças nos Açores, num investimento de quatro milhões de euros, anunciou hoje o vice-presidente do Governo Regional.

Creches gratuitas chegam a 3.000 crianças nos Açores
Notícias ao Minuto

22:20 - 16/11/23 por Lusa

País Governo Regional

Artur Lima, que falava na sessão de abertura do V Encontro Regional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, organizado pelo Comissariado dos Açores para a Infância (CAI) e que está a decorrer no Auditório Municipal da Madalena do Pico, referiu que a medida "aumentou a procura por esta resposta".

Daí o reforço de mais de 600 vagas nesta valência social, realizado na presente legislatura atual, e o "investimento de perto de 10 milhões de euros" que se pretende realizar na construção, requalificação e ampliação de creches, segundo o governante, citado em nota de imprensa do Governo Regional.

Artur Lima reiterou o compromisso de criação de uma lista de espera centralizada, por concelho, tendo afirmado que se "espera que a plataforma fique operacional a partir do próximo ano letivo".

O vice-presidente do executivo açoriano referiu que o Governo Regional reforçou o quadro de pessoal técnico das casas de acolhimento de crianças e jovens, contratando 28 novos colaboradores, quatro dos quais psicólogos.

O responsável acrescentou que foi realizado um "investimento global de 900 mil euros na aquisição e requalificação de três imóveis para funcionamento desta resposta" nas ilhas Terceira e de São Jorge.

Artur Lima declarou que a "aposta no bem-estar das crianças tem eco na decisão de alargar o programa Nascer Mais a todos os concelhos, estando prevista a verba de três milhões de euros na proposta de Plano e Orçamento para 2024".

O número dois do Governo Regional considerou que "a importante ajuda financeira de 1.500 euros fica em risco em caso de reprovação do Plano e Orçamento para 2024", a par das bolsas de estudo para o ensino superior.

O risco estende-se ao apoio ao pagamento de propinas e a implementação dos 12 locais de apoio ao estudo para melhorar os resultados escolares de alunos do 1.º e 2º ciclos do ensino básico, cujo concurso público foi lançado durante o mês de outubro pelo montante de 2,2 milhões de euros.

Leia Também: Parlamento da Madeira inicia discussão do Programa do Governo Regional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório