Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Governo aprova decreto-lei com as regras para a gestação de substituição

"O diploma agora aprovado cria condições para a concretização plena do regime da gestação de substituição", lê-se no comunicado do Governo.

Governo aprova decreto-lei com as regras para a gestação de substituição
Notícias ao Minuto

15:50 - 16/11/23 por Notícias ao Minuto

País Conselho de Ministros

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o decreto-lei que procede à regulamentação do regime jurídico aplicável à gestação de substituição. 

Segundo o comunicado do Governo, "o diploma agora aprovado cria condições para a concretização plena do regime da gestação de substituição, prevendo, nomeadamente, o procedimento administrativo de autorização prévia à celebração do contrato de gestação de substituição e o regime de proteção na parentalidade aplicável aos beneficiários e à gestante de substituição".

De recordar que em 2018, o Tribunal Constitucional chumbou normas que regulavam esta possibilidade.

A lei da gestação de substituição acabou por ser promulgada em 2021 pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

A gestação de substituição - ou 'barriga de aluguer' - aplica-se "nos casos de ausência de útero, de lesão ou de doença deste órgão ou outra situação clínica que impeça de forma absoluta e definitiva a gravidez da mulher", esclarece a lei publicada a 16 de dezembro de 2021.

Leia Também: PJ deteve suspeito de homicídio de grávida da Murtosa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório