A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, participou, esta sexta-feira, na sessão solene de abertura do ano académico do Instituto Politécnico de Santarém.
A presença foi assinalada com uma publicação na rede social X (antigo Twitter). "A ministra da Presidência participou hoje na sessão solene de abertura do ano académico do Instituto Politécnico de Santarém", começam por escrever os responsáveis da página oficial da Presidência do Conselho de Ministros.
"Na sua intervenção, destacou o extraordinário progresso que as políticas públicas trouxeram ao nosso país ao nível da educação, da economia e da inovação", destacam.
A Ministra da Presidência participou hoje na sessão solene de abertura do ano académico do Instituto Politécnico de Santarém.
— Presidência do Conselho de Ministros (@mpresidencia_pt) November 3, 2023
Na sua intervenção, destacou o extraordinário progresso que as políticas públicas trouxeram ao nosso país ao nível da educação, da economia e da inovação. pic.twitter.com/Y4rRwt52o2
Em relação ao Ensino Superior, recorde-se que ainda esta sexta-feira foi destacado que os candidatos vão ter mais opções de exames nacionais que podem escolher como prova de ingresso, segundo uma deliberação que define que em 2025 as instituições poderão ter mais seis pares de disciplinas.
A decisão é da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), que aumentou o leque de disciplinas à escolha para os futuros candidatos no acesso às licenciaturas das universidades e institutos politécnicos.
A "medida excecional" não se aplica aos alunos que este verão se candidatam ao ensino superior, mas àqueles que se candidatem para o ano letivo de 2025/2026 e seguintes.
A deliberação a que a Lusa teve acesso define que será "permitida a fixação máxima de seis elencos alternativos de provas de ingresso", ou seja, as Instituições de Ensino Superior (IES) poderão definir seis novos pares de disciplinas.
Leia Também: Governo defende aposta na inovação curricular no ensino superior