Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 14º

Urgência ginecológica e bloco de partos de Aveiro encerram hoje à noite

A urgência de Ginecologia/Obstetrícia e o Bloco de Partos do Hospital de Aveiro encerram hoje à noite, devido à escusa de alguns médicos às horas extraordinárias, esclareceu hoje a administração hospitalar.

Urgência ginecológica e bloco de partos de Aveiro encerram hoje à noite
Notícias ao Minuto

15:10 - 02/10/23 por Lusa

País Médicos

De acordo com uma nota enviada à Lusa pelo conselho de administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, as utentes estão a ser encaminhadas para a rede de referenciação do Serviço Nacional de Saúde.

"A escusa de um número elevado de médicos em realizar horas extraordinárias no serviço de Urgência tem criado constrangimentos na elaboração de escalas, muito particularmente nas especialidades de Cirurgia Geral, Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia", explica a nota.

Segundo a mesma fonte, com esses dois últimos serviços foi possível garantir o cumprimento quase integral do funcionamento das Urgências para o mês de outubro, à exceção do período compreendido entre as 20:30 do dia 02 e as 08:30 do dia 03.

Por esse motivo, a urgência de Ginecologia/Obstetrícia e o Bloco de Partos do Hospital de Aveiro vão encerrar nesse período, sendo as utentes encaminhadas para a rede de referenciação do SNS.

"Infelizmente, ainda não foi possível construir soluções com a direção do Serviço de Cirurgia Geral que, após ter apresentado uma proposta que obrigava ao encerramento das urgências cirúrgicas no período da noite, das 20:30 às 08:30, e ao encerramento completo durante os fins de semana, durante todo o mês de outubro", refere ainda a administração do CHBV.

Por esse facto, o Conselho de Administração decidiu intervir, "na salvaguarda da segurança dos doentes emergentes e urgentes, elaborando uma escala alternativa, que garante a prestação de cuidados cirúrgicos no serviço de Urgência do Hospital de Aveiro, durante a primeira semana".

O conselho de administração garante que "vai continuar a envidar esforços para, em conjunto com a direção do Serviço de Cirurgia Geral, conseguir completar as escalas para as demais semanas".

"O funcionamento pleno do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Centro Hospitalar do Baixo Vouga é assumido como absolutamente essencial para todos quantos integram esta unidade hospitalar, que é o maior hospital de referência da Região de Aveiro", sublinha a nota hospitalar.

Leia Também: Urgências do hospital da Guarda sem internistas no feriado e fim de semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório