Chega quer ouvir ministro da Agricultura e Mar no parlamento sobre apoios

O Chega requereu a audição do ministro da Agricultura e Mar no parlamento para dar explicações aos deputados sobre o que considera "a flagrante incapacidade de gestão técnica, operacional e financeira do PDR 2020 e do Pedido Único 2025".

Jose Manuel Fernandes

© Getty Images

Lusa
03/07/2025 15:12 ‧ há 7 horas por Lusa

País

Chega

O partido divulgou hoje um requerimento endereçado ao presidente da Comissão de Agricultura e Pescas, datado de quarta-feira.

 

Além do ministro José Manuel Fernandes, o Chega quer ouvir também no parlamento a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) e a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP)".

Em causa está "a flagrante incapacidade de gestão técnica, operacional e financeira do PDR [Programa de Desenvolvimento Rural] 2020 e do Pedido Único 2025", com o partido a apontar "graves problemas" nestes instrumentos de apoio.

"Em relação ao PDR 2020, existem mais de 255 milhões de euros comprometidos para este ano, mas sem verbas disponíveis para assegurar esses pagamentos. No que concerne ao Pedido Único 2025, o processo tem sido marcado por uma incompreensível sucessão de trapalhadas, falta de transparência e evidente incapacidade na gestão dos procedimentos", assinala o Chega.

No requerimento, o partido defende que "os pagamentos têm de ser feitos atempadamente e o Estado tem de assumir os eventuais encargos e custos resultantes da sua própria incapacidade de gestão".

O Chega alerta que "os efeitos desta má gestão têm consequências graves, afetando diretamente os agricultores, mas também todos os portugueses e contribuintes, que acabam por suportar os impactos económicos e sociais destas falhas".

Leia Também: PSD sem posição sobre redução de IRS do Chega mas quer "contas justas"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas