Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 20º

Apenas 15 professores selecionados para 11 casas com renda acessível

Apenas 15 dos 388 professores candidatos foram selecionados para o programa de apoio ao arrendamento, tendo sido atribuídos 11 apartamentos em Lisboa e Algarve, anunciou o Ministério da Educação.

Apenas 15 professores selecionados para 11 casas com renda acessível
Notícias ao Minuto

19:48 - 27/09/23 por Lusa

País Habitação

De acordo com a lista de docentes, publicada hoje na página da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), foram selecionados oito docentes para apartamentos disponíveis em Portimão e outros sete em Lisboa.

Em comunicado, o Ministério da Educação refere que aos 15 docentes foram atribuídos 11 apartamentos, entre T0 e T4, ao abrigo do Programa de Apoio ao Arrendamento, entre a DGAE e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

O número de professores selecionados é, no entanto, significativamente inferior ao de candidatos (388), ficando também abaixo do total de apartamentos protocolados, que seriam 14 em Lisboa e 15 em Portimão.  

As 29 casas protocoladas entre a DGAE e o IHRU destinavam-se tanto a professores e profissionais da saúde deslocados, mas o próprio ministro da Educação referiu esse número quando falava no apoio ao alojamento para docentes deslocados, sem precisar quantas casas estariam disponíveis para esses.

A agência Lusa colocou essa questão o Ministério da Educação, mas até ao momento não obteve resposta.

No comunicado enviado às redações, a tutela refere apenas que ao abrigo do regulamento das condições de elegibilidade e hierarquização dos docentes candidatos "não existiu qualquer exclusão".

"O Ministério da Educação, através da DGAE, mantém contacto com todos os que, tendo ficado colocados nestes Quadros de Zona Pedagógica, apresentaram candidatura mas ficaram sem atribuição", acrescenta.

O executivo adianta ainda que será disponibilizado, em breve, um prédio de quatro andares em Lisboa, propriedade da Caixa de Previdência do Ministério da Educação, conforme anunciado na semana passada pelo ministro João Costa.

Leia Também: Professores. Atraso a publicar vagas trava progressão há mais de 8 meses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório