Incêndio em Odemira. "Foi extraordinária a solidariedade", diz Marcelo

O Presidente da República apontou que os setores do turismo e da agricultura foram os mais afetados.

Notícia

© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Teresa Banha
10/08/2023 12:22 ‧ 10/08/2023 por Teresa Banha

País

Incêndios

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, esta quinta-feira, que acompanhou "a par e passo" o incêndio que deflagrou em Odemira, no distrito de Beja, com o presidente da autarquia local.

"Ainda hoje vou falar com membros do Governo sobre isso. Foi extraordinária a solidariedade em Odemira e municípios vizinhos, entre agricultores e no mundo do turismo", referiu em declarações à CNN Portugal, dizendo que estes dois setores tinham sido, sobretudo, os mais afetados.

O chefe de Estado admitiu que foi "um período muito difícil" e que foi uma "extensão muito grande". "Agora, há que pôr de pé a recuperação", atirou, elogiando o trabalho do autarca de Odemira. "Incansável", adjetivou.

"Felizmente, não houve muitos fogos ao mesmo tempo até agora. O calor vem e vai, e quando vem, [vem] com temperaturas elevadas. Esperemos que parta também rapidamente", acrescentou.

Questionado, em Monte Gordo, no distrito de Faro, sobre a nomeação do novo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, Marcelo disse que o "conhecia muito" bem devido a este ter sido, desde 2018, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança. Marcelo apontou ainda que houve uma dedicação ao longo "destes quase cinco anos" muito "constante, presente". "Vai substituir D. Manuel Clemente que esteve dez anos nesta posição de Patriarca", recordou, sublinhando ainda nota da Presidência, já publicada no site.

Marcelo deseja "os melhores votos" a novo Patriarca de Lisboa

D. Rui Valério toma posse a 2 de setembro, na Sé Patriarcal, em Lisboa. Cerimónia acontece pelas 11 horas.

Notícias ao Minuto | 11:59 - 10/08/2023

"Sei que D. Rui Valério se vai dedicar com o mesmo entusiasmo à nova missão com que se dedicou a uma tarefa difícil de acompanhar a Marinha, Exército, Força Aérea e em momentos difíceis e até dramáticas. Tenho a certeza de que dará tudo o que pode dar para que essa missão corra muito bem", acrescentou.

[Notícia atualizada às 12h31]

Leia Também: Odemira. Vinte unidades turísticas afetadas e a contabilizar prejuízos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas