As escolas já começaram a receber os resultados dos exames nacionais do 9.º ano de Português e Matemática, confirmou o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, à SIC.
O Ministério da Educação deu ordens para que todos os alunos reprovados fiquem automaticamente inscritos para a 2.ª fase, revelou à Lusa a associação dos diretores.
"Aqui na minha escola ainda não chegaram, mas tenho conhecimento de escolas que já receberam as notas", afirmou Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) e diretor emérito da escola Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães.
Manuel Pereira revelou ainda que por volta das 14h00, as escolas receberam "uma nota do Ministério da Educação a dizer que os alunos que não se encontram aprovados ficam automaticamente inscritos para a 2.ª fase".
Recorde-se que as pautas definitivas dos alunos do 9.º ano deveriam ter sido afixadas na terça-feira. As escolas estiveram a aguardar a chegada dos resultados das provas finais durante todo o dia, mas até a amanhã de hoje ainda não havia novidades sobre a matéria.
Esta manhã, Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, exigiu que o ministério da Educação explicasse as razões que levaram ao atraso na divulgação dos resultados dos exames do 9.º ano.
"O Ministério da Educação terá de dar uma explicação plausível aos pais, aos alunos e aos professores desta situação, que não é normal", realçou, em entrevista à SIC Notícias, a partir de uma escola de Vila Nova de Gaia.
Entretanto, o mesmo responsável anunciou que os resultados já estavam a ser divulgados.
Recorde-se que o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) indicou que o "atraso na afixação das pautas deve-se a dificuldades técnicas, decorrentes dos novos processos de classificação das provas finais do ensino básico", mas ressalvou que o problema afetava "um número residual de classificações de provas, que estavam ainda por concluir no momento previsto para envio dos resultados às escolas.
O ministério decidiu, no entanto, adiar a comunicação às escolas da classificação de todas as provas para "preservar a integridade do processo de avaliação externa (...), assegurando a igualdade entre alunos no acesso à informação".
Recorde-se que as escolas aguardavam os resultados das provas do ensino básico de Matemática e Português para afixar as notas finais dos alunos do 9.º ano.
O atraso no envio dos resultados das provas impede que sejam afixadas as pautas definitivas, uma vez que as provas nacionais têm um peso de 30% e, por isso, os professores têm de fazer as contas para perceber quais as notas finais dos alunos.
Às 17 horas, algumas escolas já tinham informado os pais de que as notas só seriam divulgadas na quarta-feira, uma vez que àquela hora ainda não tinha recebido as classificações das provas, nem qualquer comunicação oficial, e o estabelecimento iria entretanto encerrar.
Leia Também: Alunos continuam sem saber notas dos exames do 9.º ano