O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou, esta quinta-feira, D. Rui Valério, que foi nomeado pelo Papa Francisco como novo patriarca de Lisboa.
Marcelo começou por recordar a antiga 'pasta' deste responsável, que desde 2018 era bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança e Vigário Castrense.
"O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, por ocasião da cessação de funções como Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança e Vigário Castrense, agradece ao Senhor D. Rui Valério a dedicação constante e qualificada com que exerceu as suas funções nos últimos cinco anos", lê-se numa nota partilhada no site da Presidência.
Com os 'olhos postos no futuro', no qual D. Rui Valério toma posse como novo patriarca de Lisboa a 2 de setembro, Marcelo formulou os "melhores votos para esta nova missão".
O Presidente destacou ainda que Rui Valério substitui D. Manuel Clemente, "cujo mandato de uma década termina com a Jornada Mundial da Juventude, momento de inequívoco significado nacional e projeção universal, encontro pelo qual o Presidente da República já teve a oportunidade de agradecer e saudar vivamente".
A tomada de posse do novo patriarca acontece a 2 de setembro, na Sé Patriarcal, em Lisboa. Cerimónia acontece pelas 11 horas.
Já em Monte Gordo, no distrito de Faro, Marcelo foi questionado sobre a nova nomeação. "Sei que D. Rui Valério se vai dedicar com o mesmo entusiasmo à nova missão com que se dedicou a uma tarefa difícil de acompanhar a Marinha, Exército, Força Aérea e em momentos difíceis e até dramáticas. Tenho a certeza de que dará tudo o que pode dar para que essa missão corra muito bem", explicou, em declarações à CNN Portugal.
[Notícia atualizada às 12h45]
Leia Também: Novo patriarca de Lisboa, o 1.º monfortino português a chegar a bispo