Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Papa pediu coragem aos jovens no maior momento da JMJ. Eis as imagens

A missa no Parque Tejo foi o principal ponto de toda a jornada, com cerca de um milhão e meio de peregrinos presentes para o momento.

Notícias ao Minuto

10:00 - 06/08/23 por Notícias ao Minuto

País Jornada Mundial da Juventude

Foi celebrada a missa para o Dia Mundial da Juventude, no Campo da Graça (nome dado ao Parque Tejo no âmbito do evento), presidida pelo Papa Francisco. É o principal momento da JMJ, sendo que, no final, foi anunciado que Seul irá acolher a próxima edição da jornada, em 2027.

A missa decorreu no gigante altar-palco no recinto, que ficou conhecido ao longo dos últimos meses devido ao esquema, à dimensão e ao custo da infraestrutura. Tantos meses depois, o palco ficou completamente cheio, e à sua frente estiveram cerca de 1,5 milhões de pessoas.

Na sua homilia, o Papa Francisco afirmou que os jovens devem ter cuidado com os "egoísmos disfarçados de amor", e pediu que estes "não tenham medo".

"A vós, jovens, que cultivais sonhos grandes mas frequentemente ofuscados pelo medo de não os ver realizados; a vós, jovens, que às vezes pensais que não ides conseguir; a vós, jovens, tentados neste tempo a desanimar, a julgar-vos inadequados ou a esconder a vossa dor disfarçando-a com um sorriso; a vós, jovens, que quereis mudar o mundo e lutais pela justiça e a paz; a vós, jovens, que investis o melhor da vosso esforço e imaginação ficando porém com a sensação de que não bastam; a vós, jovens, de quem a Igreja e o mundo têm necessidade como a terra da chuva; a vós, jovens, que sois o presente e o futuro… precisamente a vós, jovens, é que Jesus diz: ‘Não tenhais medo'", afirmou.

A cerimónia foi iniciada pelo bispo de Lisboa, Manuel Clemente, que começou com uma palavra de agradecimento ao Papa Francisco pela presença em Portugal.

"Estas palavras de saudação e agradecimento a vossa santidade estão naturalmente preenchidas por tudo quanto nos foi dado viver nestes dias da Jornada Mundial da Juventude. Foi tanto o que vivemos e muito especial convosco, santidade, que não o posso resumir senão numa palavra: obrigado!", afirmou.

Ao lado do altar, esteve um grande coro de jovens e uma orquestra, orientados pela maestrina Joana Carneiro. À frente do coro estiveram várias pessoas a traduzir os momentos em linguagem gestual.

[Notícia atualizada às 11h03]

Leia Também: Papa regressa ao Parque Tejo para último encontro com os peregrinos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório