Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dois detidos por dezenas de crimes de furto na região de Lisboa

Durante uma fuga à polícia, os criminosos chegaram a abalroar uma viatura policial.

Dois detidos por dezenas de crimes de furto na região de Lisboa
Notícias ao Minuto

16:58 - 01/08/23 por Notícias ao Minuto

País PSP

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na terça-feira passada, dois homens, de 37 e 40 anos, por serem suspeitos da autoria de 12 crimes de furto, sete crimes de furto qualificado e dois crimes de resistência e coação sobre funcionário, informa a autoridade em comunicado.

As detenções deram-se na sequência de denúncias, "desde pelo menos o mês de junho do ano de 2022", relatando crimes de furto no interior de farmácias e estabelecimentos de restauração e bebidas.

Os mesmos ocorriam maioritariamente durante a madrugada, "com recurso a viaturas para o arrombamento das portas e em diversos locais do concelho de Sintra", o que levou a autoridade a iniciar uma investigação.

Por essa via, apurou-se que "os suspeitos, no cometimento dos atos ilícitos, utilizavam várias viaturas, de diferentes marcas e modelos, consoante o tipo e tamanho dos artigos previamente selecionados para serem furtados, chegando, inclusive, a recorrerem a mais que uma viatura furtada na mesma noite".

Embora os primeiros crimes tenham tido lugar no concelho de Sintra, a PSP explica que os criminosos rapidamente alargaram o modelo de atuação a outros concelhos, nomeadamente Cascais, Oeiras, Amadora, Lisboa, Seixal.

Durante a investigação, a PSP conseguiu localizar as residências dos suspeitos e correlacionar os indícios e provas necessários para a emissão de dois mandados de detenção fora de flagrante delito e de quatro mandados de busca domiciliária, promovidos pela 1ª Secção do DIAP de Sintra.

Os detidos, "que contam já com significativo registo criminal, foram progressivamente aumentando o nível de agressividade das suas ações no cometimento dos crimes, apurando-se que, mesmo com os estabelecimentos em funcionamento, roubavam proprietários e funcionários, subtraindo de seguida caixas registadoras, chegando a arrastar com a viatura utilizada e durante vários metros um lesado que tentou travar o assalto", informa ainda a PSP.

Aliás, na sequência de um furto em estabelecimento com arrombamento, identificaram a aproximação dos polícias, optando por encetar fuga, "dirigindo a alta velocidade a viatura utlizada, abalroando uma viatura policial e colocando em sério risco a integridade física e a vida dos polícias envolvidos na ação".

Os suspeitos, "por temerem serem identificados e detidos estiveram alguns dias escondidos". Um deles esteve refugiado em Portimão, onde acabou agora por ser detido. 

"Vão continuar a ser desenvolvidas diligências que possibilitem a identificação e localização de outros ofendidos e eventuais recetadores dos objetos furtados", assegurou a PSP.

Os detidos foram conduzidos ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, Núcleo de Sintra, para serem sujeitos a um primeiro interrogatório fudicial. Ficaram sujeitos à medida de coação de apresentações semanais.

Leia Também: PSP alerta peregrinos para burlas "de supostos condutores" da JMJ

Recomendados para si

;
Campo obrigatório