Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Rússia? Força Aérea monitorizou 152 ações "significativas" na Lituânia

Dos 81 mil movimentos monitorizados pela Força Aérea Portuguesa, 338 revelaram-se "contactos significativos e transmitidos às autoridades locais. Destes últimos corresponderam 152 a meios da federação russa", informou a entidade em comunicado.

Rússia? Força Aérea monitorizou 152 ações "significativas" na Lituânia
Notícias ao Minuto

23:51 - 31/07/23 por Notícias ao Minuto

País Força Aérea

A aeronave P-3C CUP+, da Força Aérea Portuguesa, monitorizou "mais de 81 mil movimentos" durante os dois meses de missão de patrulhamento marítimo no Báltico.

Em comunicado divulgado no seu site, o referido ramo das Forças Armadas dá conta de que a missão desta aeronave, que faz parte da Esquadra 601 - 'Lobos', terminou a 25 de julho.

Dos 81 mil movimentos monitorizados, 338 revelaram-se "contactos significativos e transmitidos às autoridades locais. Destes últimos corresponderam 152 a meios da federação russa", lê-se ainda no comunicado.

Em missão desde 21 de maio e a operar a partir da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, o P-3C CUP+ executou "mais de 160 horas de voo, percorrendo mais de 38.587 milhas náuticas, o equivalente a 71.463 quilómetros". O destacamento da Força Aérea foi constituído por 36 militares.

A missão surgiu, segundo a mesma fonte, "como resposta da NATO à situação de crise na Ucrânia". Por via do "patrulhamento marítimo da região do Báltico, a NATO procurou demonstrar a coesão e esforço de defesa coletiva dos membros daquela organização internacional, bem como a capacidade de dissuasão, contra qualquer ameaça de agressão", elabora ainda o mesmo comunicado.

Leia Também: Lituânia e Letónia preocupados com possíveis provocações do Grupo Wagner

Recomendados para si

;
Campo obrigatório