Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 19º

Governo assegura vagas para crianças a iniciar primeiro ciclo em Alenquer

O Governo garantiu hoje que os alunos a iniciar o primeiro ciclo em Alenquer vão ter colocação, devido à criação de novas turmas, após os pais demonstrarem preocupação com a falta de vagas para cerca de 60 crianças.

Governo assegura vagas para crianças a iniciar primeiro ciclo em Alenquer
Notícias ao Minuto

15:06 - 13/07/23 por Lusa

País Alenquer

"Está em processo a abertura de mais duas salas, pelo que os alunos terão colocação assegurada", respondeu por escrito à agência Lusa o Ministério da Educação, sem adiantar pormenores.

Cerca de 60 crianças à espera de iniciar o primeiro ciclo do ensino básico estão sem vaga nas escolas do concelho de Alenquer, no distrito de Lisboa, segundo alguns pais, que estão preocupados sem saber onde vão matricular os filhos.

"As pessoas saem de Lisboa porque o custo de vida é insuportável e depois chegam à periferia e não há infraestruturas, não há respostas", lamentou à agência Lusa Joana Pereira, mãe de um menino, cuja família se mudou há cinco anos para Alenquer.

O filho, que completa 06 anos este mês, é um dos que estão "como não colocado na plataforma", uma vez que as escolas do Agrupamento de Escolas Damião de Góis "estão lotadas".

Na mesma situação está o filho de José Malhão. "O concelho não está preparado para o aumento da população, porque não há vagas nas escolas e é um problema", afirmou.

O agrupamento pediu à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) autorização para abertura de novas turmas, para garantir vaga a cerca de 60 crianças na escola do primeiro ciclo de Paredes, dentro da vila de Alenquer, a sede de concelho.

Os pais temem que as soluções passem pela duplicação de horários ou pela instalação de contentores.

Os pais referiram que a lista de alunos colocados foi feita sem quaisquer critérios e alguns deles já se queixaram à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) no sentido de impugnar a lista de alunos colocados por discordarem dos critérios usados.

"O meu filho teria prioridade em relação a outras crianças, porque tem necessidades educativas especiais, tem duas irmãs no mesmo agrupamento, está na área de residência da escola e tem idade suficiente, mas não está na lista dos colocados, porque as listas foram feitas às três pancadas", explicou José Malhão.

"Há crianças da turma do meu filho que entraram e não têm irmãos lá", acrescentou, contestando os critérios de colocação apenas baseados na data de nascimento das crianças.

Os pais criticam os atrasos no pedido de autorização para abertura de mais turmas, quando "no início do ano letivo já sabiam o número de crianças que iam entrar para o primeiro ciclo".

Entre 2011 e 2021, Alenquer, no distrito de Lisboa, aumentou o número de habitantes de 43.267 para 44.428, segundo os dados estatísticos dos Censos.

Leia Também: Escolas secundárias de Cascais vão ter mentores e aulas de computação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório