A Força Operacional Conjunta que esteve durante as duas últimas semanas no Canadá para ajudar no combate aos fogo florestais regressou na noite desta sexta-feira a Portugal.
Segundo o que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil sublinha, numa nota partilhada no Facebook, os 140 elementos desta força foram recebidos por vários responsáveis, entre os quais o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, ou o governante responsável pela pasta do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.
Também responsáveis do INEM, Guarda Nacional Republicana ou Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entre outros, receberam este elementos.
A força em questão foi dirigida para Lebel-sur-Quévillion, na província do Quebec, "uma das mais afetadas pelos incêndios", que já destruíram milhões de hectares no país.
Milhares de bombeiros vindos de todas as partes do mundo foram ajudar os canadianos. Recorde-se que é devido a estes incêndios que Nova Iorque, nos Estados Unidos, ficou com uma nova 'paisagem' durante alguns dias. O fumo não ficou só ao continente americano, tendo mesmo chegado a Portugal esta semana.
A missão portuguesa durou duas semanas, entre 14 a 29 de junho.
A Equipa, chefiada pelo 2.º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte, Armando Silva, integrou 140 operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), elementos dos Corpos de Bombeiros da Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Leia Também: Portugueses que combateram fogos no Canadá chegam às 00h30