Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 18º

UE aprova criação de Agência de Luta contra a Droga em Lisboa

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje a criação da Agência da União Europeia de Luta contra a Droga, em Lisboa, que substitui o atual Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência.

UE aprova criação de Agência de Luta contra a Droga em Lisboa
Notícias ao Minuto

12:39 - 27/06/23 por Lusa

País Droga

A nova agência desempenhará, segundo um comunicado, um papel fundamental na resposta da UE aos novos desafios em matéria de saúde e segurança colocados pelas drogas ilícitas.

As principais tarefas da nova agência serão "a recolha, o acompanhamento, a análise e a divulgação de dados, a melhoria da preparação através de um alerta rápido e da avaliação dos riscos e de recomendações de ações baseadas em dados concretos, bem como o desenvolvimento de competências para antecipar e combater os desafios relacionados com a droga".

A nova estrutura terá ainda um papel reforçado, face ao do observatório, na cooperação interacional, quer com organizações quer com países terceiros.

O observatório, criado em 1993 e sediado em Lisboa, tem como objetivo fornecer à UE e aos Estados-membros informações factuais e comparáveis sobre a droga, a toxicodependência e as suas consequências, a fim de fundamentar a elaboração das suas políticas e orientar as iniciativas de luta contra a droga, competências que agora transitam para a agência.

Leia Também: PSP apreendeu sete mil doses de heroína e deteve dois homens em Beja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório