Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Deputados já podem consultar ficheiros do computador de ex-adjunto

A informação foi divulgada pelo presidente da CPI, António Lacerda Sales.

Deputados já podem consultar ficheiros do computador de ex-adjunto
Notícias ao Minuto

14:51 - 14/06/23 por Notícias ao Minuto

País Ministério das Infraestruturas

A propósito da audição do ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à TAP, António Lacerda Sales, indicou, esta quarta-feira, os ficheiros classificados pelo Gabinete Nacional de Segurança relativos ao computador de Frederico Pinheiro, antigo adjunto do ministro das Infraestruturas, João Galamba, já estão disponíveis na sala de segurança da comissão e acessíveis aos deputados.

"Esta documentação já se encontra na sala de segurança, na pasta do Ministério das Infraestruturas, no ofício relativo ao computador do senhor doutor Frederico Pinheiro", disse Lacerda Sales, no final da votação dos requerimentos.

Recorde-se que Frederico Pinheiro está no centro de um caso que envolve a pasta das Infraestruturas, depois de a ex-CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, ter revelado, no início de abril, que tinha participado numa reunião ‘secreta’ com o Grupo Parlamentar do Partido Socialista (GPPS) e com membros do Governo, antes de uma audição no Parlamento, em janeiro.

O ex-adjunto de Galamba foi, depois, exonerado por "comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades", tendo acusado o ministro de querer mentir à CPI sobre a existência de notas desse encontro, acusações essas que o responsável rejeita.

Frederico Pinheiro terá ainda furtado um computador portátil do Estado através de violência física, o que requereu a intervenção do Serviço de Informações de Segurança (SIS) na recuperação do aparelho eletrónico.

Perante a CPI, o ex-adjunto considerou "ter sido leal, rigoroso e trabalhador",  negando ter colocado a "informação classificada" em risco. Disse ainda que não foi o "agressor", mas sim o "agredido", considerando ter sido "sequestrado" no Ministério das Infraestruturas. Adiantou também que foi "injuriado e difamado" pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo ministro das Infraestruturas, além de ser o alvo da "poderosa máquina do Governo", que criou uma "narrativa falsa sobre os factos ocorridos".

[Notícia atualizada às 15h07]

Leia Também: Hugo Mendes dá explicações aos deputados sobre a TAP. Acompanhe aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório