Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Marinha acompanha (novamente) a passagem de navios russos na costa

Desta vez, trataram-se dos navios de investigação científica 'Professor Logashev' e 'Akademik Karpinskiy'.

Notícias ao Minuto

12:42 - 05/05/23 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

A Marinha voltou a acompanhar a passagem de navios da Federação Russa na costa portuguesa. Desta vez, trataram-se dos navios de investigação científica 'Professor Logashev' e 'Akademik Karpinskiy'.

Em comunicado, enviado às redações esta sexta-feira, a Marinha referiu que a fragata D. Francisco de Almeida "acompanhou e motorizou" os dois navios, que "navegaram em trânsito ao largo da costa portuguesa", entre os dias 1 e 3 de maio.

"A monitorização de unidades navais russas decorre da defesa dos interesses nacionais e do exercício da autoridade do Estado no Mar, e é um procedimento que representa um forte contributo para a segurança e dissuasão mundial, demonstrando igualmente o compromisso de Portugal para o esforço coletivo da Aliança na manutenção do conhecimento situacional marítimo", lê-se na nota, que acrescenta que a "Marinha assegura permanentemente os interesses de Portugal no mar".

Ainda no final de abril, a Marinha acompanhou e monitorizou uma força naval da Federação Russa, composta por três fragatas e um reabastecedor, que navegaram em trânsito ao largo da costa continental portuguesa.

Trata-se de um procedimento normal de vigilância dos espaços marítimos sempre que navios de guerra de países que não pertencem à aliança transatlântica NATO navegam em águas portuguesas.

Leia Também: Marinha auxilia resgate de britânico de 70 anos que seguia em barco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório