A Fragata Corte-Real, da Marinha Portuguesa, acompanhou e monitorizou uma força naval da Federação Russa, composta por três fragatas e um reabastecedor, que navegaram em trânsito ao largo da costa continental portuguesa.
Segundo comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a monitorização de unidades navais russas "decorre da defesa dos interesses nacionais e do exercício da autoridade do Estado no Mar, e é um procedimento que representa um forte contributo para a segurança e dissuasão mundial, demonstrando igualmente o compromisso de Portugal para o esforço coletivo da Aliança na manutenção do conhecimento situacional marítimo"
Ainda na passada semana a Fragata Corte-Real, da Marinha Portuguesa, acompanhou e monitorizou um navio científico quebra-gelo da Federação Russa, que navegou nas águas sob soberania ou jurisdição nacional de Portugal.
Este é um procedimento normal de vigilância dos espaços marítimos sempre que navios de guerra de países que não pertencem à NATO navegam em águas portuguesas.
Desde o início do ano foram já as ocasiões em que a Marinha Portuguesa realizou acompanhamentos. Um deles ficou marcado pela recusa dos militares em subir a bordo, dando azo à polémica do navio Mondego.
Leia Também: Marinha acompanha navio científico russo em águas portuguesas