Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Consultas de psicologia no museu? Cascais já tem (e até podem ser grátis)

Estas consultas são para adultos, crianças, adolescentes, idosos, famílias ou casais, funcionam em processo terapêutico regular e têm um custo de 35 euros. Porém, os residentes com rendimentos mais baixos poderão ter consultas gratuitas.

Consultas de psicologia no museu? Cascais já tem (e até podem ser grátis)
Notícias ao Minuto

09:27 - 05/04/23 por Notícias ao Minuto

País Cascais

A Câmara Municipal de Cascais anuncia a adesão ao projeto 'Consultas Sem Paredes', para pontuar o Dia Mundial da Saúde, que se assinala no dia 7 de abril. A ideia do projeto, sublinhe-se, é possibilitar o acesso a consultas com médicos especialistas em saúde mental fora do consultório e por menos dinheiro (havendo, até, a possibilidade de ser gratuito).

"As 'Consultas sem Paredes' providenciam consultas em saúde mental, como psiquiatria, psicologia ou psicoterapia, em espaços públicos e não convencionais, onde a única regra é a não existência de um gabinete exíguo com quatro paredes", refere um comunicado da Associação para o Desenvolvimento Humano a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Desde o início do projeto, no final de 2019, já foram dadas mais de 2.000 consultas, que têm como objetivo "abrir novas oportunidades no acesso a cuidados de saúde mental" e "mostrar que é possível mudar o paradigma hierárquico da cura, que está neste momento a fechar as portas a muitas pessoas que necessitam de apoio em saúde ou doença mental mas que têm receio de o procurar".

'As Consultas sem Paredes' já decorrem na galeria do Manicómio e no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Maat), em Lisboa. Agora, em Cascais, o projeto irá começar na Casa-Museu Conde Castro Guimarães e no Parque Marechal Carmona, no centro da cidade.

"As autarquias têm um papel fundamental na promoção da saúde mental e na criação de comunidades mais saudáveis e resilientes. É com respostas alternativas às convencionais que podemos assumir uma resposta mais abrangente, promover a equidade e o acesso a serviços de saúde mental diminuindo o estigma associado a esta temática e favorecendo a dignidade", salienta a vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Carla Semedo, responsável pelos pelouros da Saúde, Solidariedade Social e direitos no território.

O projeto é inovador porque permite "a escolha conjunta do local de consulta ou e a criação de um ambiente mais informal e descontraído".

Estas consultas são para adultos, crianças, adolescentes, idosos, famílias ou casais, funcionam em processo terapêutico regular e têm um custo de 35 euros. O agendamento é feito por e-mail para [email protected]

A nota destaca ainda que, no âmbito do programa 'Unidade Saúde +', "os residentes do concelho com rendimento per capita igual ou inferior ao salário mínimo nacional terão consultas gratuitas em saúde mental nas 'Consultas sem Paredes' e também com outros parceiros de saúde mental do município".

Leia Também: Promoção da saúde mental "ainda está extremamente depauperada"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório