Consultas de psicologia no museu? Cascais já tem (e até podem ser grátis)
Estas consultas são para adultos, crianças, adolescentes, idosos, famílias ou casais, funcionam em processo terapêutico regular e têm um custo de 35 euros. Porém, os residentes com rendimentos mais baixos poderão ter consultas gratuitas.
© iStock
País Cascais
A Câmara Municipal de Cascais anuncia a adesão ao projeto 'Consultas Sem Paredes', para pontuar o Dia Mundial da Saúde, que se assinala no dia 7 de abril. A ideia do projeto, sublinhe-se, é possibilitar o acesso a consultas com médicos especialistas em saúde mental fora do consultório e por menos dinheiro (havendo, até, a possibilidade de ser gratuito).
"As 'Consultas sem Paredes' providenciam consultas em saúde mental, como psiquiatria, psicologia ou psicoterapia, em espaços públicos e não convencionais, onde a única regra é a não existência de um gabinete exíguo com quatro paredes", refere um comunicado da Associação para o Desenvolvimento Humano a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Desde o início do projeto, no final de 2019, já foram dadas mais de 2.000 consultas, que têm como objetivo "abrir novas oportunidades no acesso a cuidados de saúde mental" e "mostrar que é possível mudar o paradigma hierárquico da cura, que está neste momento a fechar as portas a muitas pessoas que necessitam de apoio em saúde ou doença mental mas que têm receio de o procurar".
'As Consultas sem Paredes' já decorrem na galeria do Manicómio e no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Maat), em Lisboa. Agora, em Cascais, o projeto irá começar na Casa-Museu Conde Castro Guimarães e no Parque Marechal Carmona, no centro da cidade.
"As autarquias têm um papel fundamental na promoção da saúde mental e na criação de comunidades mais saudáveis e resilientes. É com respostas alternativas às convencionais que podemos assumir uma resposta mais abrangente, promover a equidade e o acesso a serviços de saúde mental diminuindo o estigma associado a esta temática e favorecendo a dignidade", salienta a vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Carla Semedo, responsável pelos pelouros da Saúde, Solidariedade Social e direitos no território.
O projeto é inovador porque permite "a escolha conjunta do local de consulta ou e a criação de um ambiente mais informal e descontraído".
Estas consultas são para adultos, crianças, adolescentes, idosos, famílias ou casais, funcionam em processo terapêutico regular e têm um custo de 35 euros. O agendamento é feito por e-mail para consultas.cascais@manicomio.pt.
A nota destaca ainda que, no âmbito do programa 'Unidade Saúde +', "os residentes do concelho com rendimento per capita igual ou inferior ao salário mínimo nacional terão consultas gratuitas em saúde mental nas 'Consultas sem Paredes' e também com outros parceiros de saúde mental do município".
Leia Também: Promoção da saúde mental "ainda está extremamente depauperada"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com