O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) realizou, na passada sexta feira, durante 12 horas, várias ações de fiscalização e controlo aos ferries que efetuam o transporte de passageiros e mercadorias entre as ilhas do Faial, Pico e S. Jorge, nos Açores, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR).
De acordo com o SEF, nos seis ferries controlados ao longo do dia, foram identificados 472 passageiros, 53 de nacionalidade estrangeira, um dos quais com um processo de afastamento coercivo de território nacional, tendo sido, novamente, notificado no âmbito do referido processo.
Nesta operação conjunta, o SEF incidiu a sua ação na deteção de cidadãos com eventuais medidas cautelares judiciais pendentes, com especial incidência nos menores de idade.
Já a GNR atuou no âmbito das suas competências fiscais, aduaneiras e ambientais, tendo registado algumas infrações de âmbito fiscal.
Além de seis inspetores do SEF da Delegação Regional da Horta, a operação contou com o apoio de 11 militares do Destacamento da Horta da GNR.
Leia Também: Inspetores e administrativos do SEF em greve no período de Páscoa