Um avião da companhia Air France, que fazia ligação entre Paris, França, e São Paulo, no Brasil, foi desviado para a ilha Terceira, nos Açores, depois de enfrentar problemas técnicos, na última sexta-feira.
De acordo com o site de notícias de aviação Aeroin, o Airbus A350-900 sofreu uma falha elétrica quando cruzava o paralelo das Ilhas Canárias, em região ao oeste do arquipélago espanhol, e acabou por ser declarado 'Mayday' - uma palavra-código para emergência.
O avião começou por ser direcionado para a ilha de Santa Maria, no Açores, para uma aterragem de emergência, mas a Air France acabou por decidir desviar a aeronave para o Aeroporto das Lajes, na Terceira.
O voo AF460 acabou por aterrar em segurança, e sem incidentes, e os passageiros desembarcaram da aeronave, com a matrícula F-HTYC, normalmente.
Avião da airfrance AF460 saindo de Paris com destino a São Paulo fez um pouso de emergência por conta de uma pane elétrica em numa base militar na Ilha de Açores em Portugal.@airfrance @airfrancebr @avioesemusicas @flightradar24 @CNNBrasil @cnnportugal @GloboNews pic.twitter.com/s0Pt8VuIDY
— Mp (@Mp52570830) August 8, 2025
A Air France acabou por confirmar a aterragem de emergência em comunicado. "A Air France confirma que a tripulação do voo AF460, em 8 de agosto de 2025, que ligava o aeroporto Paris-Charles de Gaulle a São Paulo-Guarulhos, decidiu, em aplicação do princípio de precaução, alternar para a ilha Terceira (Arquipélago dos Açores, Portugal), após a deteção de um cheiro incomum de aquecimento na cabine", lê-se.
Segundo a companhia aérea, que lamentou o sucedido, a aeronave pousou normalmente na Terceira pelas 14h44 e foi enviado um avião de substituição com uma nova tripulação e funcionários para prestar assistência aos passageiros.
O voo AF459, Paris-São Paulo, programado para a tarde do mesmo dia, foi cancelado.
No canal de YouTube IslandAviation Terceira Azores também foi partilhado um vídeo da aterragem, que pode ver abaixo:
Leia Também: Itália envia primeiro avião para entrega de ajuda em Gaza. Veja o vídeo