Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Sindicato da PJ faz greve "para emendar ilegalidade com 23 anos"

Vão fazer greve ao trabalho suplementar.

Sindicato da PJ faz greve "para emendar ilegalidade com 23 anos"
Notícias ao Minuto

20:33 - 31/03/23 por Notícias ao Minuto

País Polícia Judiciária

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFICPJ) anunciou, esta sexta-feira, uma greve ao trabalho complementar, "para emendar ilegalidade com 23 anos". A promessa é feita pelo próprio sindicato.

A partir de 1 de abril, "diligências ficam por fazer entre as 17h30 e as 9h00 até pagamento do tempo suplementar ser conforme a Lei do Trabalho em Funções Públicas", promete a estrutura sindical, em comunicado enviado às redações.

A ASFICPJ acusa: "Em causa está o valor pago (3,61€) aos profissionais da PJ, que é abaixo do salário mínimo."

A greve ao trabalho suplementar implica que as diligências necessárias entre as 17h30 e as 9h00 passem a ser realizadas apenas pelo efetivo de piquete (42 inspetores para todo o País), conta ainda a estrutura sindical na nota informativa.

Não pedimos qualquer aumento de salário, ou outros subsídios ou suplementos. Apenas exigimos o cumprimento da lei e o fim da exploração laboral por parte de quem nos tutela”, afirma Carla Pinto, presidente da ASFICPJ, citada no comunicado, considerando que o valor de 3,61€/hora pago aos inspetores “é ridículo”.

Este é o motivo principal da paralisação da ASFICPJ, "mas há outras justificações igualmente graves para a greve, como é o atraso na regulamentação de 17 portarias", lê-se ainda na missiva.

Leia Também: Em greve, trabalhadores da Lusa pedem a Marcelo e a Costa que intervenham

Recomendados para si

;
Campo obrigatório