Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Padres suspeitos de abuso ainda no ativo? "Postura inaceitável da Igreja"

Numa nota na rede social Twitter, deputada única do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Inês Sousa Real, apontou ainda que a Igreja "tem de fazer mais, muito mais para reparar as vítimas e para garantir que nenhum abusador continua em funções".

Padres suspeitos de abuso ainda no ativo? "Postura inaceitável da Igreja"
Notícias ao Minuto

16:19 - 06/03/23 por Notícias ao Minuto

Política Inês Sousa Real

A porta-voz e deputada única do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Inês Sousa Real, considerou, esta segunda-feira, a "postura inaceitável" da Igreja após a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) ter decidido, na sexta-feira, não afastar, para já, os padres suspeitos de abusos sexuais.

Numa nota na rede social Twitter, a deputada apontou ainda que a Igreja "tem de fazer mais, muito mais para reparar as vítimas e para garantir que nenhum abusador continua em funções".

Inês Sousa Real lembrou ainda a importância de promover "o apuramento da identificação completa e a responsabilização dos mesmos".

Recorde-se que, na sexta-feira, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reagiu ao relatório sobre os abusos na Igreja, com D. José Ornelas a dizer que foram entregues a cada diocese a lista dos nomes dos alegados abusadores, destacando ainda que cada diocese decidirá as medidas a aplicar a cada caso.

D. José Ornelas elaborou ainda que a Igreja vai "analisar nome a nome", e que o "processo canónico é independente do processo civil".

"Se houver outros documentos que nos cheguem para identificar o eventual abusador e o que fez de errado, evidentemente, tomaremos as respetivas medidas", vincou. 

Leia Também: 'Nós Somos Igreja' defende suspensão preventiva de suspeitos de abuso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório