Governo aprova despesa para requalificação do novo edifício da PJ de Faro

O Governo aprovou hoje no Conselho de Ministros descentralizado, em Faro, a realização da despesa relativa à empreitada de requalificação do novo edifício da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária (PJ).

Notícia

© Getty Images

Lusa
02/03/2023 17:09 ‧ 02/03/2023 por Lusa

País

Conselho de Ministros

Segundo o comunicado divulgado no final da reunião, foi autorizada a realização de despesa relativa à "empreitada de requalificação do novo edifício da Diretoria do Sul, pela Polícia Judiciária", que ficará localizado em Faro.

Segundo fonte da PJ, o investimento total que está previsto é de quase cinco milhões de euros e a obra deverá estar terminada seis a oito meses depois do visto do Tribunal de Contas.

A Diretoria do Sul da PJ vai mudar-se para o antigo edifício da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (UAlg), enquanto a academia assumirá a posse da atual sede da força policial, na zona histórica de Faro, de acordo com um decreto-lei publicado em janeiro de 2021 em Diário da República.

O decreto-lei n.º 5/2021 define "os termos da regularização, entre entidades públicas, de situações relativas à transmissão, uso ou afetação de património imobiliário público".

"Pretende-se, assim, regularizar, sem necessidade de recurso a formalidades adicionais, a situação registral de um conjunto de situações concretas e consumadas -- algumas desde a década de 70 --, que não podem ser endereçadas administrativamente", lê-se no diploma.

Um desses casos é o imóvel que albergava as instalações da Escola Superior de Saúde da UAlg, à saída de Faro, em frente ao estabelecimento prisional.

"Em função das suas características, adequa-se à função de sede da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária, pelo que, por acordo entre todas as partes envolvidas, o mesmo passa a estar afeto ao desempenho das suas atribuições e competências", é referido no decreto-lei.

Já o imóvel onde hoje está sediada a força policial, em plena Vila Adentro (zona histórica) de Faro, "será integrado no património da Universidade do Algarve".

No âmbito da iniciativa Governo + Próximo, vários membros do executivo visitaram os 16 concelhos do Algarve entre quarta-feira e hoje, num programa com cerca de 60 iniciativas.

A reunião de hoje do Conselho de Ministros decorreu na sede da CCDR do Algarve, em Faro.

Leia Também: Aprovada abertura da 2.ª fase na venda da Efacec (com cinco empresas)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas