Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Aprovada abertura da 2.ª fase na venda da Efacec (com cinco empresas)

Decisão foi aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros.

Aprovada abertura da 2.ª fase na venda da Efacec (com cinco empresas)
Notícias ao Minuto

15:21 - 02/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia Efacec

A segunda fase do processo de privatização da Efacec foi aprovada, esta quinta-feira, pelo Conselho de Ministros, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final do encontro.

"O Conselho de Ministros aprovou uma resolução de determina a abertura da segunda fase no processo de venda da Efacec e a passagem a esta segunda fase de todas as cinco empresas que fizeram propostas", anunciou a ministra da Presidência, em conferência de imprensa. 

Entretanto, no comunicado do Conselho de Ministros é detalhado que as cinco empresas admitidas a participar são a Mota-Engil Capital, S.A.; Mutares Iberia, S.L.; Oaktree Capital Management, L.P.; Oxy Capital – SGOIC, S.A.; Agrupamento constituído pelas sociedades Grupo Visabeira, S.A. e SODECIA – Participações Sociais, SGPS, S.A.

"A expectativa é que, agora com vista à apresentação de propostas vinculativas e melhoradas, o calendário possa prosseguir", explicou Mariana Vieira da Silva, já nos segundos finais da conferência de imprensa, que decorreu em Faro. 

Na semana passada, recorde-se, o ministro da Economia disse que a maioria das propostas recebidas para a compra da Efacec preveem a aquisição total da empresa e algumas abrem a possibilidade de o Estado recuperar algum do capital que injetou.

O Governo aprovou em novembro do ano passado um novo processo de reprivatização da participação social do Estado de 71,73%, com um novo caderno de encargos, depois de ter anunciado em 28 de outubro que a venda da Efacec ao grupo DST não foi concluída por não se terem verificado "todas as condições necessárias" à concretização do acordo de alienação.

[Notícia atualizada às 15h51]

Leia Também: Efacec: Há propostas em que Estado pode recuperar parte do que injetou

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório