Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

GNR deteta operador ilegal de gestão de resíduos em Loures

A detenção deu-se no âmbito de uma ação de patrulhamento de índole ambiental, tendo os elementos da GNR detetado um amontoado carbonizado de resíduos.

GNR deteta operador ilegal de gestão de resíduos em Loures
Notícias ao Minuto

15:22 - 28/02/23 por Notícias ao Minuto

País GNR

O Comando Territorial de Lisboa da Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou, na sexta-feira, um operador ilegal de gestão de resíduos que operava no concelho de Loures, informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A detenção deu-se no âmbito de uma ação de patrulhamento de índole ambiental, tendo os elementos da GNR detetado um amontoado carbonizado de resíduos.

Perante esse cenário, foram realizadas as diligências policiais que levaram à fiscalização de um local onde se procedia à gestão de resíduos de forma ilegal e onde foram detetadas cinco infrações.

Entre as mesmas, destacam-se as de falta de licenciamento, de operação de tratamentos de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REE´S) sem observância dos requisitos técnicos, e de falta de registo no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente e queima de resíduos perigosos para a atmosfera.

Os autos elaborados pela autoridade na sequência desta operação serão enviados para a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) e para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

No mesmo comunicado, a GNR explica que, com estas ações de fiscalizações, tem o objetivo de "evitar e reduzir os riscos para a saúde humana e para o ambiente", ao garantir que "a gestão de resíduos seja realizada recorrendo a processos ou métodos que não sejam suscetíveis de gerar efeitos adversos sobre o ambiente".

A autoridade lembra ainda que está disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas referentes a temas relacionados com a proteção ambiental e dos animais. 

Leia Também: Homem de 65 anos morre atropelado por camião no IC1 em Alcácer do Sal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório