Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Esquadra da PSP de Famalicão "como nova" até inícios de 2025

O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, admitiu hoje que a obra de requalificação da esquadra da cidade da PSP deverá avançar ainda este ano, para estar concluída até inícios de 2025.

Esquadra da PSP de Famalicão "como nova" até inícios de 2025
Notícias ao Minuto

18:41 - 23/02/23 por Lusa

País Vila Nova de Famalicão

uma boa notícia para Famalicão", referiu Mário Passos, lembrando que esta é a resposta a uma "reivindicação antiga" da autarquia e do quadro operacional da PSP presente no concelho, dadas as "más condições" do edifício atual, com mais de 30 anos.

Segundo o autarca, a obra poderá "impulsionar" a criação de uma Divisão da PSP em Famalicão, outra reivindicação antiga da Câmara.

Na quarta-feira, foi publicada em Diário da República a portaria que autoriza a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI) a assumir os encargos orçamentais relativos à construção e reabilitação da esquadra da PSP de Famalicão.

Para a concretização do investimento, a Secretaria-Geral do MAI assinará "muito breve" o respetivo contrato interadministrativo com o município, cabendo a este assumir o "comando" da obra.

O MAI financia a empreitada com 1,6 milhões de euros.

Para Mário Passos, este é um valor "mais ajustado à obra", mas que não contempla nem eventuais trabalhos complementares nem revisões de preços, pelo que a Câmara "terá de encontrar meios" para complementar o investimento do MAI.

O autarca lembra que uma parceria idêntica foi estabelecida em 2018 entre Câmara e MAI, para uma intervenção que requalificou toda a cobertura da esquadra da PSP, que resolveu os problemas das infiltrações de água e eliminou as telhas de fibrocimento.

Passos sublinhou que há outras intervenções necessárias no concelho, designadamente nos postos da GNR de Famalicão e Riba de Ave, que "estão a ser alvo de diálogo com a Administração Central".

Em relação à GNR, o autarca disse aspirar à criação de um destacamento, que "já está vertido em lei mas que nunca foi concretizado".

Leia Também: Vem aí investimento de mais de 8,5 milhões em esquadras da PSP e GNR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório