Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Leiria. Serviço de Vigilância Ambiental com 1.002 ocorrências em 2 anos

O Serviço Municipal de Vigilância Ambiental (SMAV) de Leiria registou em dois anos 1.002 ocorrências, segundo informação da Câmara enviada hoje à Lusa, sendo que no último ano a vespa asiática dominou as ações desenvolvidas.

Leiria. Serviço de Vigilância Ambiental com 1.002 ocorrências em 2 anos
Notícias ao Minuto

15:05 - 20/02/23 por Lusa

País Leiria

"Num aumento de 173% face a 2021, o SMVA registou 694 ocorrências no ano passado, das quais 80% (555) disseram respeito a situações relacionadas com a vespa velutina (vulgo vespa asiática), incluindo 113 casos de falso alarme", refere a autarquia numa nota de imprensa, explicando que as restantes situações se reportam à "obstrução de linhas de água, perigo de inundação, deposição indevida [de resíduos], poluição e descargas no solo e pragas e doenças".

Segundo a autarquia, "o primeiro ano de atividade foi de cenário diferente, já que 38% das ocorrências foram relativas a más práticas de deposição de resíduos e 22% relacionadas a viaturas abandonadas".

Nesse ano, o SMVA registou 254 ocorrências, adiantou a Câmara.

Em janeiro último, "a predominância das ocorrências manteve-se sobre a vespa velutina, tendo o serviço registado 39 casos, o que representa 72% do total de situações" ocorridas nesse mês, no total de 54.

"Nestes dois anos, a atividade deste serviço municipal também incluiu a vigilância de linhas de água e da zona hidroagrícola do vale do Lis, com vista à dissuasão e deteção e de infrações ambientais, a participação em sessões de esclarecimento sobre a intervenção de limpeza e Valorização da ribeira dos Milagres e frente ribeirinha do Rio Lis, para além da realização de vistorias a explorações pecuárias", adianta a nota de imprensa.

O vereador com o pelouro do Ambiente, Luís Lopes, considera o balanço "extremamente positivo", pois, "em apenas dois anos, o SMVA conseguiu já alcançar um nível bastante elevado de proximidade com a população, de visibilidade e de credibilidade, numa área em que a exigência de respostas e de atuação é muito elevada".

"Apesar de termos ainda um longo caminho, temos conseguido desenvolver um trabalho muito eficiente e eficaz na prevenção, monitorização, vigilância e resposta às ocorrências", acrescenta Luís Lopes, citado na nota de imprensa.

Criado em 15 de fevereiro de 2021, o Serviço Municipal de Vigilância Ambiental promove a sustentabilidade do ambiente e dos recursos naturais do concelho, devendo a comunicação de qualquer ocorrência ser feita através da aplicação do município de Leiria, preferencialmente, do endereço eletrónico smva@cm-leiria.pt ou dos contactos 244845644 e 964822467 (WhatsApp).

Estão afetos a este serviço quatro trabalhadores apoiados por duas viaturas.

Leia Também: Bombeiros Voluntários de Leiria devolvem 231.978 euros ao Estado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório