A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) solicitou, esta terça-feira, a ajuda da sociedade para todos os que foram afetados pelo sismo que atingiu a Turquia e a Síria na madrugada de segunda-feira, e na sequência do qual já foram registados, em menos de 48h, mais de cinco mil mortos.
"O Crescente Vermelho Turco e o Crescente Vermelho Árabe Sírio mobilizaram-se, imediatamente, para apoiar as comunidades afetadas: as necessidades estão a aumentar a cada minuto. As equipas de resgate têm alcançado as áreas mais atingidas, onde os sobreviventes permanecem presos sob os escombros", lê-se em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
De acordo com o apelo da organização, os movimentos acima referidos estão a organizar-se para a angariação de donativos "que permitam aumentar a capacidade de resposta no terreno".
Reconhecendo a solidariedade dos portugueses, os responsáveis da CVP sublinham que a angariação de donativos monetários é "prioridade" já que "permite dar resposta rápida e efetiva no terreno".
Para isso, a CVP deixa os dados a partir dos quais as pessoas que queiram ajudar as vítimas deste sismo, cuja máxima intensidade foi de 7,8 na Escala de Richter.
Se quiser ajudar monetariamente, pode fazê-lo a partir de:
MBWay: 910 120 378
Transferência bancária: PT50 0035 0027 00080920130 67
A CVP explica ainda por que razão as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho não estão a aceitar donativos em espécie. Leia as explicações:
- Pela dificuldade acrescida na receção, seleção, distribuição e armazenamento destes bens, que envolve a mobilização de recursos humanos e a necessidade de espaços destinados ao seu devido acondicionamento;
- Pelos custos acrescidos na gestão e transporte dos bens, cujo valor poderia ser direcionado para o que realmente é urgente no terreno;
- Pela metodologia de ação do Movimento Cruz Vermelha em contextos de crise, cujo plano passa sempre por uma intervenção de médio/longo prazo para apoio à capacitação e reestruturação das populações afetadas, sendo o apoio financeiro fulcral para este trabalho;
- Pela preocupação em apoiar a economia local de um país;
- Pelo desnecessário desperdício inerente, sendo que muitos destes bens poderão não vir a ser utilizados pelas mais variadas razões.
Leia Também: Yeni Malatyaspor confirma morte do guarda-redes Ahmet Eyüp Türkaslan