Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Portugal tem 327 variedades de fruteiras registadas este ano

Portugal conta com 327 variedades fruteiras registadas este ano, incluindo um novo abacateiro, sendo que, em maior número, destaca-se a macieira, seguida pela oliveira, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Portugal tem 327 variedades de fruteiras registadas este ano
Notícias ao Minuto

17:51 - 31/01/23 por Lusa

País DGAV

O Registo Nacional de Variedades Fruteiras (RNVF) conta com "327 variedades, das quais 325 com aptidão para produção de frutos e duas com dupla aptidão, abrangendo 12 proponentes e 12 responsáveis pela manutenção".

Nesta edição foi inscrita uma variedade de abacateiro -- Jordana.

Em maior número continua a aparecer a macieira (139), que tem variedades como a Aristides, Carneira, Gronho, Lapa, Moleirinha, Olho de Boi, Maria Rosa, Piparote, Tromba de Boi ou Zé Pereira.

Segue-se a oliveira com 65 variedades, entre as quais a Cornalhuda, Judiaga e a Orelha de Mula; a pereira com 28 variedades, como a Bela Feia e a Torrão de Açúcar, e o castanheiro com 26 inscrições, incluindo a Martaínha e a Colarinha.

Com 16 variedades surge a figueira, como a Pingo de Mel e a Princesa; e com 12 indicações aparece a amendoeira, onde se integram a Galamba ou a Zé Dias.

Abaixo de 10 e até cinco inscrições estão a cerejeira (sete), laranjeira (seis), ginjeira (cinco), morangueiro (cinco) e a ameixeira (cinco).

Por sua vez, o marmeleiro tem duas variedades inscritas nesta edição, nomeadamente o De Portugal e Gamboa.

Já com uma inscrição aparecem a nogueira, mirtilo da madeira, diospireiro, tangerineira, tangereira, limoeiro, cidreira, aveleira e o abacateiro.

As variedades inscritas neste catálogo são destinadas a produção de frutos ou porta-enxertos, têm um responsável pela seleção de manutenção e são consideradas "distintas, suficientemente homogéneas e estáveis".

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

Leia Também: DGAV determina constituição da comissão de acompanhamento da saúde animal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório