Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19. 2.ª dose de reforço da vacina estendida a maiores de 18 anos

A Direção-Geral da Saúde acabou de atualizar a norma referente à vacinação contra a Covid-19 em território nacional. Tal significa, na maioria dos casos, que as pessoas nesta faixa etária poderão também tomar a quarta dose da vacina.

Covid-19. 2.ª dose de reforço da vacina estendida a maiores de 18 anos
Notícias ao Minuto

19:29 - 13/01/23 por Ema Gil Pires

País Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou, esta sexta-feira, a norma de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, possibilitando assim que a população adulta com idades entre os 18 e os 49 anos possa efetuar já o segundo reforço vacinal contra a doença. 

Tal equivale, na maioria dos casos, a tomar a quarta dose da vacina. Excetuam-se aqui, nomeadamente, as pessoas que, inicialmente, foram vacinadas com o fármaco da Janssen, de toma única numa fase primária. Essas pessoas deverão, por isso, preparar-se agora para tomar a terceira dose.

Esta franja da população passa, assim, a poder receber mais uma dose da vacina contra o novo coronavírus, à semelhança do que já acontecia com todas as pessoas com 50 ou mais anos.

A novidade foi avançada no seguimento da atualização da norma 008/2022, com a autoridade de saúde a esclarecer que a mesma está dependente, ainda assim, da "decisão individual" de cada um.

"A vacinação será operacionalizada nos próximos dias", explica uma nota enviada pela DGS às redações.

A norma é agora, uma vez mais, atualizada numa altura em que a "maioria da população elegível no âmbito da Campanha de Vacinação Sazonal 2022-2023" está já "vacinada" e após ter sido emitido um parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) favorável neste sentido.

Após ter sido iniciada em setembro de 2022, a Campanha de Reforço Sazonal de Vacinação contra a Covid-19 resultou na administração de mais de três milhões de doses da vacina, que abrangem "maioritariamente doses de reforço aos grupos elegíveis prioritários, acima dos 50 anos de idade".

Algo que, explica a DGS, "contribuiu para mitigar o impacto da doença grave nos grupos de maior risco" - o que leva, assim, a autoridade de saúde a reiterar a "importância da vacinação sazonal" como "medida mais eficaz de prevenção da doença ao longo dos meses de inverno".

"Estes resultados confirmam, mais uma vez, a elevada adesão dos cidadãos à vacinação como forma de proteção, bem como o papel decisivo das vacinas na resposta à Covid-19", pode ler-se no mesmo comunicado.

A informação foi avançada numa altura em que, segundo o relatório semanal do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA), existe uma média de 343 casos diários de infeção e em que o índice de transmissibilidade (Rt) deste coronavírus baixou para 0,95 em Portugal.

[Notícia atualizada às 19h52]

Leia Também: Sublinhagem XBB.1.5 da Ómicron será dominante na Europa em dois meses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório