Roubar azeitonas? 22 detidos no Alentejo na semana anterior ao Natal

Os casos aconteceram nos concelhos de Beja e Moura.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
27/12/2022 16:12 ‧ 27/12/2022 por Notícias ao Minuto

País

GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Beja deteve 22 homens com idades compreendidas entre os 19 e os 59 anos, entre os dias 18 e 22 de dezembro, por furto de azeitona, nos concelhos de Beja e Moura, no Alentejo.

Segundo o comunicado da autoridade a que o Notícias ao Minuto teve acesso esta terça-feira, "numa primeira situação, no dia 18 de dezembro, no concelho de Moura, no âmbito de uma denúncia por furto de produtos agrícolas, os militares da Guarda deslocaram-se ao local e apuraram que dois suspeitos, de 19 e 20 anos, apanharam a azeitona sem consentimento do proprietário do olival".

De seguida, a GNR conseguiu localizar e deter os suspeitos nas proximidades, tendo sido apreendidos 161 quilos de azeitona, uma máquina manual para apanha de azeitona e uma viatura.

Numa segunda situação, no mesmo dia, no concelho de Moura, também no âmbito de uma denúncia, os militares da Guarda deslocaram-se ao local referenciado onde verificaram que quatro suspeitos, com idades entres os 19 e os 23 anos, se encontravam a apanhar azeitona, sem que estivessem autorizados. No seguimento das diligências policiais, foram detidos e apreendidos 180 quilos de azeitona e uma viatura.

No dia seguinte, no âmbito de uma fiscalização rodoviária no concelho de Moura, os militares da Guarda verificaram que era efetuado o transporte de azeitona, em sacos, numa viatura ligeira.

"Questionados os ocupantes da viatura [de 26 e 31 anos] sobre a proveniência das azeitonas, não conseguiram justificar a sua proveniência", tendo a autoridades acabado por verificar suspeitas de furto. Foram apreendidos 1123 quilos de azeitona e uma viatura.

A 22 de dezembro, no concelho de Moura, cinco homens, com idades compreendidas entre os 26 e os 59 anos, que se encontravam a apanhar azeitona sem autorização para tal foram detidos e apreendidos 885 quilos de azeitona, duas viaturas, duas máquinas manuais de apanha de azeitona, uma caixa com ferramentas e cinco baldes de plástico.

No mesmo dia, mas já no concelho de Beja, nove suspeitos, com idades compreendidas entre os 20 e 59 anos andavam também a apanhar azeitona, sem que para tal se encontrassem autorizados pelo proprietário. No seguimento das diligências policiais, foram detidos, tendo sido apreendidos 1960 quilos de azeitona.

Os 22 detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados aos Tribunais Judiciais de Moura e de Beja.

"A GNR relembra que a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival poderá configurar crime contra o património", lê-se na nota da autoridade.

Leia Também: GNR recupera material após assalto a empresa de construção civil

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas