Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Panzeri "era claramente um agente ao serviço de Marrocos"

Ana Gomes não ficou surpreendida com a detenção do ex-eurodeputado, com quem partilhou três legislaturas no Parlamento Europeu.

Panzeri "era claramente um agente ao serviço de Marrocos"
Notícias ao Minuto

14:47 - 19/12/22 por Notícias ao Minuto

País Ana Gomes

A antiga eurodeputada Ana Gomes deu uma entrevista, esta segunda-feira, ao jornal La Stampa onde admitiu não ter ficado surpreendida com a detenção do ex-colega italiano Pier Antonio Panzeri, no âmbito de uma investigação sobre um alegado lóbi ilegal do Qatar.

Ao jornal italiano, a antiga diplomata, que partilhou três legislaturas no Parlamento Europeu com Panzeri, revelou que assim que surgiram as notícias sobre o Qatar e o nome de Panzeri, pensou logo que a investigação iria alargar-se a Marrocos. "Antes mesmo de agir pelos interesses do Qatar, Panzeri era claramente um dos representantes dos interesses de Marrocos no Parlamento Europeu. Ele não era o único. Havia outros mas, provavelmente, era o pior", afirmou.

Segundo Ana Gomes, além de Panzeri, também Gilles Pargneaux, socialista francês, "apresentava-se frequentemente como 'conselheiro de Sua Majestade o Rei'". "E não se referia ao Rei de França, que já não existe há algum tempo…", ironizou.

Questionada sobre a sua relação com Panzeri, ex-candidata à Presidência da República admitiu que esta era "intensa". Apesar de serem membros do mesmo grupo, entraram "muitas vezes em conflito". "Ele era claramente um agente ao serviço de Marrocos", disse, acrescentando que, por diversas vezes, ele tentou afastá-la dos assuntos relacionados com Marrocos porque conhecia bem as suas posições sobre o país.

Apesar de suspeitar que Panzeri era corrupto, Ana Gomes diz que não o denunciou porque não tinha provas. "Caso contrário, tinha ido à polícia", afiançou.

Recorde-se que a polícia encontrou mais de 1,5 milhões de euros em dinheiro nas casas da ex-vice-presidente do Parlamento Europeu (PE) Eva Kaili e do antigo deputado italiano Pier Antonio Panzeri, disseram hoje fontes do Ministério Público Federal belga.

O caso, apelidado de Qatargates está a chocar a União Europeia Além do antigo eurodeputado italiano Panzeri, outras quatro pessoas foram detidas por, alegadamente, receberem subornos do Qatar, país onde se realizou o Mundial de Futebol de 2022. Além do Qatar, também Marrocos estará envolvido no esquema.

Entre os suspeitos estão também a até então vice-presidente do Parlamento Europeu, a social-democrata grega Eva Kaili e o recém-eleito presidente do Confederação Internacional de Sindicatos, o maior grupo de organizações sindicais do mundo, Luca Visentini. 

Leia Também: Esquerda italiana "chocada" com escândalo de corrupção de ex-eurodeputado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório