Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Faro, Setúbal e Beja sob aviso laranja devido à chuva a partir da tarde

Os distritos de Faro, Setúbal e Beja estão a partir da tarde de hoje sob aviso laranja (o segundo mais elevado) por causa da chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Faro, Setúbal e Beja sob aviso laranja devido à chuva a partir da tarde
Notícias ao Minuto

07:09 - 07/12/22 por Lusa

País Meteorologia

Igualmente por causa da chuva o IPMA colocou, a partir da tarde de hoje, outros cinco distritos (Portalegre, Lisboa, Santarém, Évora, Leiria) sob aviso amarelo (o terceiro mais elevado), estendendo-o a partir das 00:00 de quinta-feira ao Norte e Centro do país, abrangendo os distritos de Braga, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Vila Real, Porto, Viseu e Bragança.

Além da chuva, a agitação marítima também fez com que o IPMA colocasse sob aviso amarelo os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja a parte das 18:00 de quinta-feira.

A Madeira (Costa Norte, Costa Sul e Regiões Montanhosas) também está hoje sob aviso amarelo por causa do vento e da agitação marítima, um aviso que se estende a Porto Santo a partir das 21:00 de hoje (agitação marítima) e das 08:00 de quinta-feira (vento).

No arquipélago dos Açores, as ilhas do Grupo Oriental (Santa Maria e São Miguel) também estão sob aviso amarelo por causa do vento a partir das 12:00 de hoje e até às 00:00 de quinta-feira. No Grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) o aviso é por causa da chuva e está ativo até às 18:00 de hoje.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu na terça-feira um aviso à população para hoje e quinta-feira devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima no centro e sul.

Em comunicado, com base na análise do IPMA, a ANEPC alertava para a previsão de chuva, por vezes forte, mais intensa e frequente na região sul durante os dias de hoje e quinta-feira na zona centro.

Existem igualmente condições favoráveis à conjugação "severa com trovoada e fenómenos extremos nas regiões centro e sul", bem como "vento do quadrante sul forte a partir da tarde de quinta-feira nas terras altas e faixa costeira das regiões centro e sul, com rajadas até 80 km/h", refere a nota.

As previsões apontam ainda para agitação marítima com ondas de sudoeste de quatro a cinco metros na costa ocidental a sul do Cabo Carvoeiro, Peniche, e na costa sul do Algarve, entre o fim da tarde de quinta-feira e o fim da tarde de sexta-feira.

Face às previsões, a ANEPC admite a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais devido à obstrução dos sistemas de escoamento, assim como cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

A Proteção Civil avisa ainda para a eventual instabilidade de vertentes, conduzindo a deslizamentos e derrocadas motivadas pela infiltração da água, "potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo" e para o arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos ou desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por causa do vento forte, que podem causar acidentes.

Os avisos da ANEPC para chuva forte e agitação marítima vêm desde domingo, tendo sido registados no sul do país vários episódios de inundações na zona do Algarve, sobretudo em Albufeira e Faro.

Leia Também: Chuva e aguaceiros. Eis o que esperar da meteorologia para 4.ª feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório