A Unidade de Ação Fiscal (UAF) da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na quinta-feira, 24.760 cigarros e 24 litros de bebidas alcoólicas, "por introdução irregular no consumo", no Porto e em Vila Nova de Gaia. Há cinco pessoas identificadas.
Segundo revela a GNR, em comunicado, estas apreensões ocorreram no âmbito de um conjunto de ações de fiscalização, "com vista à prevenção e combate à evasão e fraude tributária".
Os militares "detetaram 26 infrações tributárias, tendo-se procedido à apreensão de 24.760 cigarros, 300 gramas de folha de tabaco e 24 litros de bebidas alcoólicas, cujo valor da apreensão ascende a aproximadamente 6.800 euros".
No decorrer da ação, a GNR identificou ainda cinco homens, com idades compreendidas entre os 50 e os 60 anos, "por introdução irregular ao consumo de tabaco e bebidas alcoólicas".
"A introdução no consumo do material apreendido teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de Imposto sobre o Tabaco (IT), Imposto sobre o Álcool e Bebidas Alcoólicas (IABA) e Imposto de Valor Acrescentado (IVA) superior a 5.000 euros", revela a mesma nota.
Foram ainda fiscalizadas viaturas e detetadas "mercadorias em infração no âmbito do Regime de Bens em Circulação (RBC), no valor de 8.300 euros".
Leia Também: GNR surpreende ladrões durante assalto a residência. Há seis detidos